sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

TERMO ASSINADO ENTRE SECRETARIAS GARANTE USO DE HELICÓPTERO DO GTA PARA RESGATES AÉREOS JÁ A PARTIR DO CARNAVAL.


As secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES) firmaram o Termo de Cooperação nº 001/2023. A iniciativa tem como objetivo estabelecer a cooperação entre ambas as instituições no tocante aos atendimentos de urgência de pacientes por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA). A unidade especializada da SSP já é um serviço bastante utilizado pela SES, abrangendo importantes resgates aéreos como os que acontecem nos acidentes de trânsito de alta gravidade.

A parceria proposta pelo termo já entra em vigor neste Carnaval, que tem início na sexta-feira, 17, e prossegue até a próxima quarta-feira, 22. Após o período carnavalesco, o termo continuará em vigor, ressaltando o comprometimento da atuação conjunta entre a SSP e a SES, como já vem ocorrendo no estado em diversas situações.

O termo foi assinado pelos secretários João Eloy de Menezes (SSP) e Walter Gomes Pinheiro Junior (SES), nesta quinta-feira, 16, e estabelece o uso do helicóptero monoturbina de modelo AS350BA, do GTA, para o atendimento integrado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme o termo de cooperação, as equipes de resgate serão compostas pela tripulação de voo do GTA - comandante e tripulação operacional - e pela tripulação assistencial - composta por médico e enfermeiro do Samu. O documento estabelece ainda que os integrantes das tripulações devem estar devidamente habilitados para a realização de remoções aeromédicas.

Ainda segundo o termo, a solicitação da aeronave para os resgates aeromédicos utilizará os protocolos clínicos de incidentes com múltiplas vítimas, com necessidade de apoio de aeronave e que abrangem casos com pacientes que estão em risco iminente de vida. Os acionamentos do GTA também abrangem situações em que as capacidades de resposta do Samu e dos municípios não sejam suficientes para o atendimento às ocorrências.

Com informações da SSP/SE

Fonte:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário