sexta-feira, 10 de março de 2023

DEPAMA, GTA E SEMA IDENTIFICAM CRIMES AMBIENTAIS DURANTE SOBREVOO EM ARACAJU.




A Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) está investigando denúncias feitas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e pelo Ministério Público sobre a prática de dois crimes ambientais relativos a desmatamento em área de preservação ambiental irregularmente ocupada em Aracaju. Na ação policial, foi feita uma fiscalização aérea com voo feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), nessa quinta-feira (9). 

De acordo com a delegada Georlize Teles, a Depama recebeu informes que noticiaram a possibilidade de crimes ambientais. “Ao verificarmos os dois locais indicados, constatamos indícios do crime. Em razão disso, pela dificuldade de mapear e de perceber a extensão do crime, nós fizemos uma ação conjunta onde o GTA nos ajudou a perceber a extensão e a gravidade do fato”, informou.

Na fiscalização, as equipes verificaram a denúncia acerca da utilização de resíduos de construção civil para aterramento de manguezal no Loteamento Rosa do Sol, no bairro Santos Dumont, na Zona Norte da capital.  Com base no relatório elaborado pela Sema, o local possui áreas de manguezal, com dificuldade de escoamento, ocupações restritas e indicadas à revegetação. 

Conforme as informações da Sema, a área já havia sido fiscalizada há quatro anos, quando as equipes notaram depósitos de resíduos sólidos na região do manguezal e do canal de drenagem. Na ação dessa quinta-feira, observou-se o aumento dos resíduos depositados, supressão do manguezal e construção de residências.

Em continuidade à ação de fiscalização, também foi realizado um sobrevoo na área próxima ao Parque da Cidade, no Loteamento Jardim Petrópolis. O objetivo foi fiscalizar desmatamentos e queimadas. Em ação realizada em 2016, notou-se a presença de um açude utilizado para lavagem de animais. Já em 2017, havia resíduos de construção civil e delimitações da região com arames.

No ano seguinte, 2018, o local apresentava construções de casas, assim como diminuição do volume do açude, em comparação com as margens anteriores. Durante fiscalização realizada nessa quinta-feira, constatou-se o agravamento das irregularidades observadas anteriormente. Como foram encontrados indícios dos crimes denunciados nas duas áreas sobrevoadas, as investigações da Depama prosseguem para identificar os responsáveis. Com a constatação do fato, agora será instaurado um inquérito policial para identificar a autoria dos crimes.

Crimes ambientais

Conforme a delegada Georilize Teles, os crimes ambientais são atos em que há desmatamento, descarte de resíduos sólidos como lixo e entulho, aterramento de mangues e áreas de proteção permanente. “Tudo isso pode configurar crime ambiental, além do fato muito comum de se jogar todo o esgoto sem qualquer tratamento”, explicou a titular da Depama.

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário