quarta-feira, 22 de março de 2023

EMPRESÁRIOS SERGIPANOS PEDEM QUE ICMS PERMANEÇA EM 18% E QUE NÃO HAJA AUMENTO PARA 22% CONFORME PROJETO APROVADO PELO GOVERNO DO ESTADO.


Representantes do Fórum Empresarial de Sergipe foram recebidos na tarde desta terça-feira (21), pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), e pelo vice-presidente, deputado Garibalde Mendonça (PDT). A pauta principal debatida no encontro foi a taxa de 22% referente a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), em Sergipe, que entrou em vigor na manhã de ontem.

Para o presidente da Casa Legislativa, é preciso que os setores busquem os deputados estaduais, e o próprio governo do estado, para discutir ideias e mudanças que provoquem resultados positivos para a população sergipana. “Estamos tratando de um tema delicado, mas que iremos intermediar com o governador Fábio Mitidieri. Se esse é um pedido do Fórum, tenham certeza que nesta quarta-feira (22), já conversarei com o governador. Inclusive, caso desejem, representantes podem nos acompanhar durante esta conversa”, anunciou o presidente Jeferson Andrade.

Em consenso, os associados do Fórum Empresarial de Sergipe pedem que o governo do estado mantenha a taxa de 18% da Alíquota do ICMS – conforme procedido ao longo dos últimos meses –, como forma de atrair e incentivar o setor empresarial a continuar investindo em um dos 75 municípios sergipanos. “Vamos fazer essa ponte com o governo. Estaremos nesta quarta[-feira] com Fábio Mitidieri na cidade de Propriá, e vamos tratar desse assunto. Esperamos que até o dia 29 possamos receber do Poder Executivo Estadual a proposta que trata desta taxa”, completou o presidente.

Aflição

Coordenadora do Fórum, a engenheira e empresária Ana Maria Mendonça, reconheceu que a postura adotada pela presidência da Alese permite que o setor minimize a aflição vivenciada desde o momento em que o reajuste da taxa foi aplicado. “Essa nossa aflição é decorrente de um aumento bastante significativo e que vai prejudicar não somente várias empresas, como também o bolso do consumidor. Fomos bem recebidos no gabinete do presidente Jeferson, saímos com esperança, mas a luta permanece para que Sergipe não seja trocado por estado vizinhos a exemplo de Alagoas e Bahia”, disse.

Compartilhando com a avaliação apresentada por Ana Mendonça, o empresário Maurício Vasconcelos, que responde pela Associação Comercial de Sergipe, destacou que a continuidade da taxa de 22% permite que milhares de empregos deixem de ser gerados. “O presidente Jeferson, e o vice, Garibalde, entenderam a nossa preocupação. Essa taxa tem afastado investidores e isso provoca certa falta de atrativo para a implantação de novas empresas e geração de empregos. Torcemos para que a reunião com o governador seja positiva”, informou.

Ainda nas dependências internas do gabinete da presidência, Jeferson Andrade se comprometeu a entrar em contato com representantes do Fórum Empresarial de Sergipe logo após o diálogo que terá com o governador Fábio Mitidieri. “Faço questão de promover esse retorno”, finalizou o presidente.

Fonte:  Alese

Comentário do blog: Já não basta a carga tributária que empresários e a população em geral paga, e o Governo do Estado aumenta o ICMS. Impressionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário