quarta-feira, 26 de abril de 2023

BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO DE RESGATE VEICULAR PARA SALVAMENTO DE VÍTIMAS PRESAS ÀS FERRAGENS.





Uma das ocorrências mais complexas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) é o resgate veicular para salvamento de vítimas presas às ferragens. O treinamento precisa ser contínuo, visando a atualização dos profissionais sobre os novos modelos de automóveis, com especificidades que precisam ser levadas em conta para a segurança tanto da vítima quanto dos bombeiros. Com esse objetivo, durante o mês de abril foram realizadas instruções no Segundo Subgrupamento Bombeiro Militar (SGBM), localizado na Orla da Atalaia, em Aracaju.

“São diversas variáveis a serem consideradas e gerenciadas. São inúmeros modelos, com graus de complexidade diferentes, itens de segurança específicos. A segurança para os ocupantes avançou muito ao longo dos anos e trouxe junto a necessidade de atualização constante, para o bombeiro poder atuar devidamente em cada cenário. Temos ainda a necessidade do atendimento pré-hospitalar à vítima e preparação para um possível incêndio durante a ocorrência”, afirmou o instrutor de Resgate Veicular, sargento Jean Vasconcelos.

Esse tipo de treinamento prático exige toda uma infraestrutura com um veículo que já esteja fora de circulação, no qual serão feitos os cortes para simular o resgate da vítima. “Temos veículos leves como de passeio, pesados como caminhões, e veículos de transporte coletivo. Além disso, eles podem ser híbridos, elétricos ou a combustão interna. Atualmente o CBMSE conta com equipamentos modernos, com padrão internacional, para atuar nesse tipo de ocorrência. O treinamento contínuo é indispensável para acompanhar a evolução do setor automobilístico”, concluiu o sargento Vasconcelos.

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário