sexta-feira, 21 de abril de 2023

NOVAS DELEGACIAS SÃO INAUGURADAS NA ZONA DE EXPANSÃO DE ARACAJU.


Um novo momento para a segurança pública da população da Zona de Expansão de Aracaju teve início na tarde desta quinta-feira, 20. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em parceria com a Energisa, inaugurou a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP) e reativou a 10ª Delegacia Metropolitana (10ª DM). A nova realidade da segurança pública da região já é celebrada pela população local.

A comerciante e moradora do bairro Mosqueiro considerou que as novas delegacias representam o desenvolvimento da região da Zona de Expansão de Aracaju, que é uma das áreas que apresenta maior crescimento populacional na capital sergipana. “Com certeza. É algo a mais, e é o desenvolvimento chegando para nós que moramos fora do Centro. E representa mais segurança para gente que também é comerciante. É muito bom, e a gente ficou feliz”, reconheceu.  

O governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância das novas delegacias e agradeceu o apoio da Energisa. “Quem ganha é toda a sociedade e toda a população, pois aqui você tem hoje a delegacia que vai cuidar da região do Mosqueiro e adjacências e a delegacia de crimes contra as concessionárias. A segurança pública tem sido uma prioridade da nossa gestão, e a população tem reconhecido isso. É uma reivindicação mais do que justa da população, e essa obra aqui é mais do que importante”, assinalou.  

A delegada Flávia Félix, titular da 10ª DM, ressaltou que a reativação da unidade atende às demandas da população local. “Há muito tempo a comunidade dessa região tem a demanda da construção de uma delegacia específica para área da Zona de Expansão. Estou feliz por ser a delegada que vai titularizar a unidade e acredito que, a partir desse momento, a gente vai poder contribuir bastante com a resolução de crimes e conflitos, trazendo paz, segurança e tranquilidade para a comunidade local”, reiterou.

É justamente com o objetivo de melhorar a segurança pública da região que as novas delegacias passam a integrar a Segurança Pública, conforme ratificou o delegado-geral, Thiago Leandro. “É uma área que reúne pontos bonitos e turísticos. O primeiro momento visa atender bem a população, trazendo sensação de segurança pública à sua população. O segundo, trata-se de crimes contra as concessionárias de serviço público, já que Estado e contribuintes acabam tendo que arcar com os prejuízos”, evidenciou.

O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, destacou também que o objetivo da DRCSP é justamente evitar e diminuir os crimes como os de furto de energia e de água. “Pois isso é prejuízo para o Estado, que deixa de arrecadar, o que resulta na falta de dinheiro para áreas essenciais ao atendimento da população como a educação, saúde e segurança pública. A importância é enorme para a Segurança Pública e para o povo do estado de Sergipe”, salientou.

O diretor-presidente da Energisa, Roberto Currais, reforçou a importância da parceria entre a concessionária e a SSP para toda a população sergipana. “Temos três objetivos em comum. O primeiro tem relação com a segurança, pois tivemos fatalidades com furto de energia. O segundo, coibir as fraudes, pois a energia recuperada suportaria um ano de fornecimento em uma cidade como Itaporanga D’Ajuda. E, de fato, a arrecadação de ICMS, pois estamos falando em R$ 10 milhões para saúde, segurança educação”, especificou.

Por isso, inclusive, os casos envolvendo os serviços prestados pelas concessionárias são condutas tipificadas como crime, conforme salientou a titular da DRCSP, delegada Mariana Amorim. “Não é só a questão financeira de deixar de pagar uma conta ou pagar um valor mais barato, pois é uma atitude criminosa que é o furto ou o estelionato. Não havendo retificação por parte do usuário, temos sim que instaurar o procedimento policial e encaminhar para a Justiça”, acrescentou.

O vereador de Aracaju Sargento Byron reconheceu a importância do investimento do Governo do Estado, em parceria com a Energisa, para a segurança pública da Zona de Expansão. “A gente fica feliz em ver a instalação desse complexo que vai atender às demandas da sociedade. A sensação de segurança que a população muito pede aqui na região vai ser atendida, pois antes as pessoas tinham que procurar uma delegacia na Orla de Atalaia ou no conjunto Augusto Franco e agora serão atendidas aqui”, comentou.

DRCSP e 10ª DM

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP) é vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri). A iniciativa é resultado de parceria público-privada (PPP) entre a Energisa e a SSP, por meio de um termo de Cooperação Técnica, que visa combater os crimes de fraudes, roubos e furtos contra empresas concessionárias do serviço público.

A parceria com a Energisa também visa reduzir os elevados índices anuais de incidentes de segurança em instalações elétricas terrestres, caracterizados principalmente por furtos, roubos e atos de vandalismos, impondo uma série de transtornos operacionais, perdas e danos à sociedade. O investimento da Energisa foi de R$ 500 mil, para aquisição de mobiliário e reforma da unidade.

Dentre as atribuições da DRCSP, estão as de investigação de crimes de furto, roubo e receptação de equipamentos e fios condutores de telefonia, de energia elétrica, material hidráulico e similares. A DRCSP também investigará os furtos de energia elétrica, água e serviços telefônicos e de dados. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia, mediante categorização "Concessionárias" no boletim de ocorrência.

Também no mesmo prédio, passou a funcionar a 10ª Delegacia Metropolitana (10ª DM). A unidade foi reativada e agora torna-se a unidade da Polícia Civil responsável pelas investigações de crimes cometidos na Zona de Expansão de Aracaju. Ambas as unidades - DRCSP e 10ª DM - estão localizadas na Rodovia dos Náufragos, n° 55, Mosqueiro. Informações e denúncias também podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181).

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário