quarta-feira, 26 de abril de 2023

POLÍCIA MILITAR INICIA O II CURSO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS (II CATI/SE).







A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), iniciou, nessa segunda-feira, 24, o II Curso de Ações Táticas Especiais (II Cate/PMSE). A capacitação foi iniciada com a Semana Administrativa, nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), contando com a participação de 20 alunos, sendo, cinco deles, integrantes de outras corporações coirmãs.

Com a previsão de 529 horas/aulas, o II Cate tem a finalidade de habilitar policiais para o emprego em missões especificas e de altíssimo risco, atuando diretamente junto ao COE, ou ainda, desenvolvendo atividades de apoio às unidades de área ou junto a outras organizações policiais que requeiram o emprego de tropa especializada.

De acordo com o coordenador do curso, capitão Calaça, a semana administrativa serve para o ajuste de materiais e aulas preparatórias antes do curso começar de fato. “Dessa forma, os alunos, aptos no TAF, passaram por testes cognitivos, por exame de bioimpedância, com apoio do Instituto Federal de Sergipe IFS, e tiveram palestras com referências nacionais, como o major Bonfim (caveira de Rondônia e oficial da reserva da PMSC). Eles ainda terão palestra com fisioterapeuta, psicóloga, aulas teóricas e práticas da parte técnica e física, que serão cobradas desde o início do curso”.

O corpo docente do II Curso de Ações Táticas Especiais conta policiais da tropa de elite da PMSE, entre caveiras e cateanos formados em Pernambuco, Goiás, Brasília, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará, além do próprio estado de Sergipe.

Até o dia 22 de junho, data prevista para o término do II Cate, a capacitação terá regime escolar integral. Durante o período de aproximadamente 60 dias, será aplicada uma matriz curricular contendo disciplinas como: Intervenção Tática e Resgate de Reféns; Patrulha Urbana em Local de Alto Risco; Operações com Explosivos; Operações Helitransportadas; Tiro Policial Avançado; Técnicas Verticais e Operações em Altura; Estágio de Adaptação e Operações em Área de Caatinga; Salvamento Aquático; entre outras.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário