quinta-feira, 6 de abril de 2023

PROERD REALIZA FORMATURA DE CRIANÇAS A ADOLESCENTES DO COMUNIDADE RECANTO DA PAZ.



Na tarde desta quarta-feira (05), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) celebrou o encerramento das atividades desenvolvidas com as crianças e os jovens atendidos pelo Projeto Transformar e Educar, iniciativa de ação social da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/SE). O evento marcou o sucesso do Círculo de Palestras Proerd, que, em quatro encontros semanais, levou conhecimentos baseados na teoria socioemocional da aprendizagem, que vão contribuir no desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisão segura e responsável.

Para o sargento T Santos, instrutor responsável direto pelo desenvolvimento dessas atividades, o bom resultado alcançado só foi possível por causa da participação efetiva dos participantes e seus familiares. “Foram cinquenta estudantes atendidos nesse ciclo de palestras do Proerd, distribuídos em três turmas de reforço educacional, que funcionam no contraturno escolar. Esses adolescentes tiveram participação ativa nas atividades proerdianas, e mais, incluíram a família nesse momento de aprendizagem”.

Para Paula Rosana, coordenadora do Projeto Transformar e Educar, o Proerd acrescentou muito na formação das crianças. “O objetivo desse projeto, é trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade, que necessitam de reforço escolar. Nós oferecemos oficinas de língua portuguesa e matemática. Após a oficina, tem a prática de esportes, lanche… uma tarde de integração, aprendendo e se divertindo. Um foco lúdico, diferente da escola, aproveitamos todo espaço que temos aqui, brincamos com eles, contamos história debaixo das árvores, para proporcionar aprendizado de uma forma diferenciada. Vimos a oportunidade de trazer o Proerd, através do presidente da APCEF, Diogo Melo, e hoje realizamos a formatura. Um dia de alegria e conquista para todos nós, disse a professora.

As crianças e adolescentes contempladas são oriundos da escola pública e moradores do Recanto da Paz, Comunidade localizada no Bairro Aeroporto. “Nosso grande objetivo é tirar a criança da rua, por isso, essa parceria com a APCEF é tão importante para a nossa comunidade. Aqui, além do reforço escolar, eles aprendem com jogos e brincadeiras, e ainda tem a parte esportiva, que também ´. Hoje atendemos três turmas por semana, totalizando 60 crianças assistidas. E hoje, o Proerd veio somar nessa construção de cidadania, através da resistência do uso das drogas e da violência. Agradecemos a parceria da APCEF e da PMSE, que nos ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes”, declarou Eduardo Silva, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Recanto da Paz.

A capitã Amanda, subchefe do Proerd, participou desse momento festivo, ocasião em que representou a Coordenação Estadual do Porerd. “Momentos como esse, nos mostram que o programa está no caminho certo. A segurança pública permeia por diversos caminhos e um deles é esse aqui, a prevenção primária e a proximidade com a comunidade. É um desejo do major Edson, coordenador do Proerd, a expansão do atendimento no nosso estado, e integrar os outros atores sociais na promoção do policiamento preventivo”, enfatizou a oficial.

Para abrilhantar a cerimônia, o Corpo Musical da PMSE fez uma apresentação preparada especialmente para os formandos do Proerd e suas famílias. O momento foi de muita alegria e descontração.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário