terça-feira, 11 de abril de 2023

SSP/SE MONTA GRUPO DE TRABALHO PARA MONITORAR AMEAÇAS A ESCOLAS.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) divulgou nesta segunda-feira, 10, que montou um grupo de trabalho para monitorar anúncios de ataques a escolas da capital e interior do estado. A medida foi anunciada em virtude do atentado registrado em Santa Catarina e também do aumento de anúncios com falsas ameaças em diversos estados, incluindo, Sergipe, com intuito de propagar pânico.

A SSP explicou que o grupo de trabalho é auxiliado pela Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e visa identificar e punir disseminadores de notícias falsas e coibir qualquer tipo de ameaça ao ambiente escolar. Uma das ações das autoridades de segurança pública é o contato direto com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação com o intuito de ampliar a rede de monitoramento.

Ainda segundo a SSP/SE, uma investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) já identificou três suspeitos de realizarem postagens falsas com ameaças nas redes sociais. Eles foram conduzidos à delegacia e vão responder procedimento criminal.

A pasta acrescentou que a população pode contribuir com o trabalho da polícia denunciando qualquer tipo de crime, inclusive os casos de ameaças a instituições de ensino, por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Governo/Seduc

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) disse, por meio de nota, que diante da incontrolada disseminação de fakes news em redes sociais e grupos de whatsapp em todo o Brasil, com notícias que vêm promovendo preocupação na comunidade escolar, vem tranquilizar os pais, professores e todas as equipes com ações que reforçam a segurança das escolas. Segundo a pasta, as 318 escolas da Rede Estadual de Ensino, distribuídas entre os 75 municípios, possuem um sistema de videomonitoramento, com câmeras que monitoram em tempo real, além de botão de pânico fixo e móvel interligado com o Núcleo de Segurança Escolar.

“O monitoramento eletrônico implantado pelo órgão permite ligação direta entre as escolas e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que organiza e encaminha ações das Polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros. As escolas estão equipadas de câmeras, software e dispositivo de pânico silencioso. Toda vez que alguém adentra em local não autorizado, será gerado um alerta com imagens do que causou a violação, e tanto a Polícia quanto o Núcleo são avisados da ocorrência. O monitoramento também acontece nos momentos em que a escola está fechada, por meio de agendamento prévio feito com o auxílio dos gestores escolares. Nesses horários pré-agendados, os locais estratégicos das escolas são monitorados e qualquer detecção de movimento irá gerar o alerta. O Núcleo de Segurança Escolar também faz visitas às unidades de ensino, fazendo rondas preventivas e buscando ouvir os gestores para entender a realidade de cada uma delas”, diz o trecho da nota.

PMA /Semed

A Prefeitura de Aracaju informou que está monitorando os anúncios de supostos ataques às escolas municipais e colaborando com as investigações dos órgãos de segurança pública do estado para a adoção das providências cabíveis. Além disso, o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, reuniu-se com autoridades policiais de Sergipe e segue em contato direto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), por meio da Polícia Civil.

A administração refoçou ainda que atua diuturnamente para garantir a segurança em todas as 79 escolas municipais da capital sergipana e destaca que a rede conta com protocolo específico e detalhado que orienta sobre como lidar com situações que possam colocar em risco a comunidade escolar. Nos próximos dias, o trabalho de monitoramento será reforçado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

“A ação contínua da administração municipal envolve desde a Ronda Escolar, realizada diariamente pela GMA, à permanência de agentes em escolas localizadas em áreas de maior risco, monitoramento por câmeras de vídeo e botões de pânico em todas as unidades da rede, além da oferta de capacitações para os profissionais da Educação sobre situações emergenciais. Prova disto é que, no próximo sábado, 15, as Secretarias da Educação (Semed) e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) retomam o treinamento da comunidade escolar, desta vez com coordenadores pedagógicos e agentes de portaria. Além disto, irão promover uma reunião, na mesma data, com os diretores das escolas municipais da capital para debater, do ponto de vista pedagógico, instrumentos para a detecção de comportamentos que possam significar algum indício de perturbação da ordem”, disse.

Ainda segundo a PMA, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, entrou em contato com o governador do estado, Fabio Mitidieri, a fim de discutir o tema e, diante da problemática apresentada, deverá ser realizada uma reunião entre a Secretaria de Estado da Educação e os gestores das secretarias municipais de educação de Sergipe para ser estabelecida uma ampla frente de enfrentamento, contando, inclusive, com a presença do prefeito e do governador.

Com informações da SSP, Governo e PMA

Fonte:  Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário