quarta-feira, 15 de maio de 2024

BOMBEIROS MILITARES DENUNCIAM FALTA DE TRANSPARÊNCIA NAS ESCALAS EXTRAS COM RECEBIMENTO DE IFVS (HORAS EXTRAS) NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE.



O blog Espaço Militar recebeu diversas mensagens por whatsapp e por e-mail de bombeiros militares, os quais manteremos o devido sigilo para não serem punidos, conforme assegura a Constituição Federal a manutenção do sigilo da fonte, denunciando a falta de transparência nas escalas extras com recebimento de IFVS (horas extras) no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.

Segundo os bombeiros militares, o ano passado (2023), sempre era disponibilizado um link onde todo mundo da corporação tinha acesso, onde constava a lista em ordem de inscrição, com as datas dos serviços extras, bem como, quem tinha sido ou não contatado para o serviço extra a ser executado, e quem desistiu, estava de férias, viajando, ou outra impassibilidade, iria para o final da fila, havendo a devida transparência.

Ocorre que com a saída de um estagiário em dezembro de 2023,  que organizava tal escala extra, assumiu uma aspirante quando se percebeu que quando se postava no grupo chamando os bombeiros militares para a escala extra, no minuto seguinte já vinha a informação que já tinha sido preenchidas as vagas para o serviço extra, o que causava estranheza, tendo bombeiros militares que já tinham tirados 10 serviços extras, enquanto outros somente 01.

Até a presente data, o link para inscrição nos serviços extras não voltou a ser disponibilizado pela corporação, dando assim a devida transparência.

Bom lembrar que o assessor jurídico da ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares), participou de audiência junto ao Ministério Público, com o Dr. João Rodrigues, com representantes da PMSE e do CBMSE, e o então deputado estadual Gilmar Carvalho, onde foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta, para que fosse disponibilizado link para inscrições de serviços extras com recebimento de gratificação (antiga RETAE e atualmente IFVs, visando dar transparência para as tropas das citadas corporações, conforme pode ser comprovado através da foto aqui publicada e da matéria no link a seguir: http://www.espacomilitar.com/2017/12/pm-e-bombeiros-se-comprometem.html

A assessoria jurídica da ASPRA/SE deverá oficiar o Ministério Público dando conta das denúncias e pedindo uma maior fiscalização nas escales extras do CBMSE.

Com a palavra o Comando do CBMSE para se pronunciar acerca deste fato, podendo encaminhar e-mail para: espacomilitar@hotmail.com

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário