O primeiro jornal impresso de Rio Brilhante, teve a sua circulação no mês de junho de 1979, à época era o modo moderno, porque pagava a impressão. Depois disso o tempo foi passando e começou a melhorar e o jornal começou a circular. A folha de Rio Brilhante foi o primeiro jornal realmente que nasceu em Rio Brilhante/MS.
O jornal passou a circular em todo o estado de Mato Grosso do Sul, em média uns 56 municípios. Com o crescimento da circulação do jornal, foram comprando máquinas e começaram a fazer a própria impressão, além disso, uma gráfica que também era da família durante esse tempo.
Passado esse período ele começou a plantar lavoura. Aí era o jornal, a gráfica e uma pequena lavoura de soja e de arroz irrigado e à noite durante uns 06 meses, ministrou aula de técnico em contabilidade e educação moral, em uma escola estadual do município de Rio Brilhante.
Aconteceram algumas mudanças na vida e ele viajou para fora do país. Passou dois anos em Portugal e em seguida viajou para Síria. A primeira viagem foram 49 dias e a segunda uns 15 dias. Depois disso voltou para Campo Grande, onde durante seis meses, trabalhou com venda de carros e foi a última vez que trabalhou em Mato Grosso do Sul.
No dia 3 de setembro de 2006, chegou em Aracaju/SE. Uma viagem de dois dias de ônibus, tendo desembarcado na rodoviária por volta de 6 horas da manhã, sem conhecer ninguém, apenas um amigo que o esperava, Teófilo.
Essa chegada aconteceu no sábado de manhã, sem conhecer nada. No primeiro sábado que chegou em Sergipe, o amigo Teófilo, o levou para conhecer a praia, foram a pé, questão de 20 minutos andando e conversando.
Ficou por cerca de 13 dias na casa desse amigo. Tão logo, teve que alugar um local para ele morar. Um amigo que ele conheceu, Manoel Pereira, um jornalista, ficaram amigos e foi ele que o apresentou para o Brayner, dono do Faxaju. Então, foram 15 dias, que ele ficou sem trabalhar em Sergipe.
Começou a trabalhar no Faxaju, em 2006 e está até hoje.
Também foi o editor do Espaço Livre noticias, desde 2019 e Panorama Sergipe desde 2023.
Durante o tempo de jornalismo, Munir Alle Darrage, sempre desempenhou suas atividades de forma ética, competente, imparcial e corajosa, motivo pelo qual ganhou a credibilidade e confiança dos sergipanos.
Ao ter completado 18 anos em Sergipe nesta terça-feira, dia 03 de setembro de 2023, o blog Espaço Militar faz questão de homenagear o competente jornalista Munir Alle Darrage, que apesar de ser sul-mato-grossense de nascimento, adotou Aracaju e o Estado de Sergipe, como sua nova terra, sendo reconhecido e respeitado pelo seu trabalho profissional e admirado pelos sergipanos.
Com apoio da economista Alina Darrage
Matéria do blog Espaço Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário