Segundo o coronel Fernando Góes, comandante da unidade, o evento é uma das ações que simbolizam toda a atuação e trajetória do GTA. “É uma história ainda curta, mas nossa existência é muito importante, porque começamos do zero a implementação da aviação de segurança pública no Estado de Sergipe. Esses 16 anos são de crescimento”, ressaltou.
“Para nós, que estamos à frente neste momento no GTA, é uma satisfação enorme receber os amigos e pessoas da comunidade aeronáutica de Sergipe e trazer o major Mateus Rodrigues, do Seripa, para compartilhar informações sobre a segurança de voo, que é sempre a tônica das nossas operações”, complementou o coronel Fernando Góes.
A palestra coaduna com a necessidade constante de treinamento, conforme evidenciou o comandante do GTA. “O treinamento tem que ser constante, a formação tem que ser correta e, principalmente, a valorização da segurança de voo tem que ser o primeiro item de todas as nossas atividades”, reiterou.
Conforme o tenente-coronel Danilo Carvalho, gerente de segurança de voo do GTA, a palestra está diretamente atrelada ao pilar da segurança aérea da unidade. “Toda e qualquer atividade de segurança pública tem que ter foco na segurança de voo, por isso essa palestra traz como foco o fator humano, para prevenir que acidentes ocorram”, realçou.
Dentre os temas tratados na palestra, o coronel Fernando Góes destacou a importância da participação da população. “As pessoas que queiram e possam ajudar devem solicitar dos operadores a orientação sobre como agir para que não ocorram mais acidentes nem provoquem mais vítimas”, afirmou.
Ainda na perspectiva da segurança e da colaboração popular, o tenente-coronel Danilo Carvalho ressaltou a necessidade de distanciamento da aeronave. “A população pode contribuir não ficando próxima da aeronave. Ao avistá-la, afaste-se no mínimo 100 metros, pois há um efeito no solo, com a difusão de partículas que são levantadas”, orientou.
Para o piloto comercial André Cabral, a palestra é fundamental, pois a segurança de voo é um dos principais temas da aeronáutica. “Todo o sistema de prevenção do Seripa procura entender os fatores contribuintes, para tentar mitigar e evitar que aconteça novamente. São temas contemporâneos e importantíssimos, com exemplos recentes”, enfatizou.
Diante da necessidade constante de aprimoramento da aviação, o piloto André Cabral considerou a iniciativa do GTA como essencial para a aviação sergipana. “O GTA foi muito feliz nessa iniciativa e foi mais feliz ainda por abrir para a comunidade aeronáutica, o que ajuda muito na prevenção aqui no estado”, avaliou.
O coronel Fernando Góes concluiu enfatizando: “Eu digo que são 16 anos de um intenso aprendizado e com um efetivo meticulosamente escolhido, que passa por um cronograma de treinamento intenso e rigoroso. Ainda é uma curta trajetória, mas continuamos crescendo com o compromisso com a aviação e com a segurança pública para darmos a resposta que a população precisa”, finalizou.
Fonte: SSP/SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário