sexta-feira, 16 de maio de 2025

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE COMEMORA 17º ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO DE POLÍCIA DE CAATINGA.

Durante a solenidade, o comando da Corporação homenageou personalidades civis e militares com a Medalha Major Oliveira – Guerreiro de Caatinga





A Polícia Militar de Sergipe realizou, na manhã desta sexta-feira (16), uma solenidade em comemoração aos 17 anos de criação do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga). O evento, que aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória, foi marcado pelo reconhecimento institucional aos profissionais que compõem o efetivo da unidade especializada.

Desde a sua fundação, em 2008, o BPCaatinga é símbolo de preparo, superação e comprometimento com a população do Sertão Sergipano. Para integrar a tropa, os policiais passam pelo rigoroso Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), que os prepara para enfrentar as diversidades e peculiaridades da região.

No seu discurso, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, destacou o papel fundamental do batalhão na segurança pública do estado, principalmente nos municípios inseridos no bioma caatinga.

“É com muita honra que a Polícia Militar celebra 17 anos de fundação de uma das unidades mais importantes da Corporação, no que se refere ao enfrentamento da criminalidade e proteção do povo sertanejo. No início, o BPCaatinga era responsável pelo policiamento de 14 municípios do Médio e Alto Sertão sergipano. A partir do atual comando, elevamos a unidade a batalhão e estendemos a área de atuação do BPCaatinga para o Agreste e, recentemente, para o Baixo São Francisco com a instalação da 4ª Companhia”, comemorou o comandante-geral.

Ainda durante a solenidade, o coronel Ribeiro fez questão de homenagear o saudoso major Oliveira. Na ocasião, policiais militares e convidados foram agraciados com a Medalha Major Oliveira – Guerreiro de Caatinga, honraria que reconhece o legado de coragem e liderança do oficial, um dos principais nomes no policiamento especializado de caatinga.

Atualmente o Batalhão de Polícia de Caatinga está sob o comando do Tenente-coronel Fabrício Almeida. O oficial, que compõe os quadros da unidade desde os tempos de aspirante, também fez questão de relatar sua trajetória de dedicação e compromisso na proteção do povo sertanejo.

“Completamos, hoje, 17 anos de história. Uma trajetória marcada por muita luta, suor e também por sangue. Tudo em prol da segurança pública do Estado de Sergipe, com atenção especial ao nosso querido povo sertanejo. O roubo de gado, a pistolagem e o medo que assolavam nossas comunidades começaram a ter seus dias contados a partir da criação desta unidade. Somos reconhecidos pelo trabalho firme, incansável e vocacionado de nossos policiais militares. Guerreiros que se entregam de corpo e alma no cumprimento da missão. Os nossos policiais são forjados no Curso de Caatinga e saem de lá levando para a vida os pilares que sustentam a nossa casa: honra, lealdade, disciplina e respeito. Agradeço de forma especial a cada Guerreiro de Caatinga, que faz parte da nossa história desde os primeiros dias. Vocês foram a pedra fundamental para a construção de um alicerce firme no combate à criminalidade”, finalizou o major Fabrício.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário