segunda-feira, 20 de outubro de 2025

POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL LANÇA EDITAL DE CONCURSO COM 30 VAGAS PARA DELEGADO.


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul publicou, no Diário Oficial do Estado desde o dia 13, o Edital nº 04/2025, que anuncia a abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia. O certame prevê o provimento inicial de 30 vagas, além da formação de cadastro reserva para futuras oportunidades, condicionadas à autorização governamental.

De acordo com o edital, as inscrições estarão até as 17h do dia 12 de novembro de 2025, e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da FUNDATEC, responsável pela execução do concurso.

A seleção obedecerá à ordem de classificação final e respeitará os percentuais de cotas previstos em lei, destinados à ampla concorrência, pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas trans e integrantes de povos indígenas.

Requisitos para o cargo

Entre os principais requisitos para concorrer ao cargo de Delegado de Polícia estão:

Ser brasileiro ou naturalizado;

Ter, no mínimo, 18 anos até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;

Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

Possuir diploma de Bacharel em Direito reconhecido pelo MEC;

Comprovar três anos de atividade jurídica ou policial até a data da posse;

Ter Carteira Nacional de Habilitação (categoria “B” ou superior);

Apresentar aptidão física, psicológica e conduta moral compatíveis com a função policial.

Etapas do concurso

O processo seletivo será composto por diversas fases, incluindo Prova Preambular, Provas Discursivas, Prova de Títulos, Exames de Saúde e Psicológico, Investigação Social e Curso de Formação Profissional. A prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório, tem aplicação prevista para o dia 21 de dezembro de 2025.

O edital completo, com todas as informações sobre prazos, conteúdo programático, etapas e critérios de avaliação, pode ser acessado no site oficial da Polícia Civil.

Fonte:  PC/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário