Entre meados de dezembro de 2025 e janeiro de 2026, o 12º BPM intensificou as fiscalizações veículos no município de Barra dos Coqueiros. A ação teve como objetivo coibir condutores infratores, sobretudo motociclistas, que insistiam em praticar infrações de trânsito, causando transtornos e colocando em risco a segurança da população.
Entre as infrações mais recorrentes, foi registrada a de conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, conforme artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa prática provoca perturbação do sossego público, gerando inúmeras ocorrências de perturbação do sossego, devido os excessos de ruídos provocados pelos veículos.
Outra infração frequentemente constatada na operação, foi a de conduzir motocicleta equilibrando-se em apenas uma roda (artigo 244, inciso III, do CTB), conduta extremamente perigosa, que representa risco direto à integridade física do condutor e de terceiros.
Sobre a operação, o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Marcos Wenner Ferreira Toledo, ressaltou que além das motocicletas, as chamadas bicicletas motorizadas são responsáveis por boa parte da perturbação do sossego no município. “De forma recorrente, algumas pessoas fazem uso desse meio de transporte, e, por muitas vezes, acabam perturbando o sossego da população, além de ser um potencial para o envolvimento nos sinistros de trânsito”, disse.
“As chamadas bicicletas motorizadas, dependendo do tipo e da potencia, são proibidas de circular em vias públicas, uma vez que se enquadram como veículos automotores, exigindo emplacamento, uso de capacete e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria ACC ou A (artigo 230, inciso V, do CTB). Sendo assim, quando flagradas em situação irregular, tais bicicletas poderão ser recolhidas ao pátio”, complementou o tenente-coronel.
A Polícia Militar do Estado de Sergipe segue reforçando o compromisso com a ordem pública, ao tempo que solicita colaboração da comunidade para a promoção de uma convivência ainda mais harmoniosa entre os munícipes barracoqueirenses.
Fonte: PMSE

Nenhum comentário:
Postar um comentário