terça-feira, 1 de setembro de 2026

MINISTRO DO STF ANDRÉ MENDONÇA RETIRA SIGILO, E POLÍCIA FEDERAL REVELA PEDIDOS DE VORCARO A ALEXANDRE DE MORAES PARA "SEGURAR" INVESTIGAÇÕES.

Perícia identificou que ex-banqueiro escrevia mensagens em bloco de notas, fazia prints e os enviava a contato que seria do ministro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça retirou nesta terça-feira (1º) o sigilo de um relatório da Polícia Federal que detalha supostas mensagens trocadas pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo a investigação, Vorcaro teria buscado a ajuda de Moraes para obter informações e tentar conter ou retardar medidas relacionadas às apurações envolvendo o Banco Master. O R7 tenta contato com Moraes. O espaço segue aberto para manifestação.

A Polícia Federal identificou uma dinâmica utilizada por Vorcaro para enviar mensagens a Moraes. O método consistia em redigir os textos em um aplicativo de notas do celular, fazer uma captura de tela e, segundos depois, encaminhar a imagem ao contato identificado no aparelho como “Alexandre de Moraes BRASILIA”.

Embora o conteúdo do aplicativo de mensagens estivesse sujeito à exclusão automática, os investigadores encontraram rastros das comunicações no próprio aparelho do ex-banqueiro.

O contato atribuído a Alexandre de Moraes tinha ativado, a partir de 17 de setembro de 2025, a função de mensagens temporárias com duração de 24 horas.

Mesmo assim, os rascunhos produzidos por Vorcaro, os horários das ações e os arquivos em PDF permaneceram armazenados nas pastas internas e nos registros analisados pelos peritos da Polícia Federal.

Pedidos para conter investigações

Entre os conteúdos recuperados pela PF estão mensagens nas quais Vorcaro demonstra preocupação com apurações envolvendo o Banco Master conduzidas pelo Banco Central, pela própria Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Em uma das notas, datada de 30 de outubro de 2025, o ex-banqueiro afirma que “G e os diretores estão na pressão máxima”. Na sequência, pede que haja uma intervenção junto ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

“É importante reforçar com Andrei e Paulo pra não deixar ninguém de baixo fazer uma sacanagem”, escreveu Vorcaro, segundo o relatório da PF.

Em outros registros, o ex-banqueiro faz questionamentos sobre possíveis medidas contra o Banco Master e busca saber se haveria alguma forma de impedir ou retardar ações.

Entre as mensagens identificadas pela perícia estão perguntas como: “Alguma novidade? Conseguiu ter notícia ou bloquear?”, “E o Galípolo quem está pressionando isso pra fazer intervenção?”, “Mas pedido deferido por parte deles? Algo que dê para bloquear?” e “E com Andrei dá pra segurar?”.

Comunicação antes da prisão

A perícia também identificou mensagens enviadas em 17 de novembro de 2025, horas antes da primeira prisão de Vorcaro no contexto das investigações sobre o Banco Master.

Nos registros, o então banqueiro afirma que jornalistas estavam apurando transações envolvendo o BRB (Banco Regional de Brasília).

Segundo a PF, Vorcaro escreveu que havia feito “uma correria aqui pra tentar salvar” a situação e avaliava que a movimentação poderia “inibir” o avanço das apurações. Veja a seguir.



Fonte foto de Vorcaro: Reprodução/TV LIDE

Fonte da matéria:  Portal R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário