quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MILITARES TÊM COMPUTADORES APREENDIDOS POR ORDEM JUDICIAL.

Mãe de um policial passa mal e é internada

Foi expedido pela juíza da Justiça Militar Juliana Nogueira Galvão Martins, no dia 16 de fevereiro, um mandado de busca e apreensão contra a Associação dos Militares de Sergipe (AMESE) e dois oficiais da Polícia Militar, o capitão Ildomário Gomes e o tenente Lucas Neves, com a finalidade de fazer a retirada de computadores, devido à suspeita que os militares estão por trás do blog denunciativo contra a corporação militar, “Blog do Capitão Mano”. A operação foi feita, na manhã desta quarta-feira (29).

O mandado foi cumprido pela autoridade policial executando as buscas nas casas dos oficiais e na sede da AMESE. Todos os equipamentos de informática contidos nas residências e associação (computadores de mesa, notebooks, laptops, dispositivos de acesso a internet, smartphones e tablets), que possam conter rastros de acessos administrativos ao blog. Os equipamentos foram apreendidos com a intenção de constatar como prova material do crime de difamação contra o comando da PM.

O coronel PM Andrade foi o responsável pelo recolhimento das máquinas de propriedade da AMESE, num total de dois computadores. De acordo com o presidente da AMESE, sargento Jorge Vieira, disse que a ação foi feita com cordialidade por parte dos militares que executaram o mandado. Contudo, houve um momento de desconfiança do coronel responsável pela ação, ao pedir que Vieira abrisse seu carro, a fim de fazer busca por algum equipamentos.

“Eu cheguei cedo à associação, quando fui abordado pelo coronel Andrade, que estava em posse do mandado de busca e apreensão destinado ao capitão Ildomário, ao tenente Lucas e à AMESE. Eles entraram filmando a ação. Disse a eles que ficassem à vontade. Depois ele me pediu a chave de meu carro, mesmo eu dizendo que não tinha nada a ver, mas dei”.

Vieira destacou que foi uma ação do Ministério Público Militar, na pessoa do promotor Jarbas Adelino, que entrou com o processo contra os militares, na intenção de descobrir quem está por trás do “Capitão Mano”.

“O coronel disse que o mandado é de uma ação impetrada pelo doutor Jarbas Adelino, do MPM, e que estava em seu cumprimento. Destacou que não era nada contra nós, mas que há a suspeição do capitão Ildomário ser o ‘Capitão Mano’. Não temos nada a esconder ”, disse Vieira.

Sobre a desconfiança do comando em acreditar que eles estão por trás do blog, Vieira disse que devido ao trabalho atuante da associação, imaginam que eles estejam na ação difamatória. E que por isso, eles são visados pelo comando.

Durante as buscas executadas na casa do capitão Ildomário Gomes, a sua mãe passou mal e foi removida às pressas para um hospital particular de Aracaju.

Expulsão

Vieira comentou com a reportagem do F5 News o encaminhamento do pedido de sua expulsão, juntamente com o sargento Edgard Menezes, da corporação, feito pelo comando da PM ao chefe do Estado Maior das forças armadas de Sergipe, o governador Marcelo Déda. Vieira disse que desconhece o assunto. Afirmou estar consciente do pedido e pediu que a tropa não aja com retaliação contra o governo.

“Eu fiquei sabendo ontem, desconheço essa ação. Estou tranquilo e consciente de que não fizemos nada mais que lutar pelos nossos direitos. Vou aguardar que me chegue a conhecimento de forma fundamentada. Todavia, independente de situação, peço aos irmãos de farda que não trabalhem com retaliação. Pois o movimento sempre foi pacífico e, independente do resultado, vamos fazer a diferença. Continuar trabalhando sem provocar problemas para o governo e para a população”.

Sobre a possibilidade de greve por parte dos PMs, Vieira descartou a possibilidade e afirmou que jamais, mesmo com os problemas ocorridos, a greve foi cogitada.

Fonte: F5 News (Márcio Rocha)

2 comentários:

  1. sou sub ten no rio de janeiro a ditadura e igual em todo lucar nao dessistam lutem porgue a vitoria vira, que deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  2. E uma vergonha ver como e utilizado o MPE para perseguir trabalhadores que lutam por melhoras em lugar de ser usado para INVESTIGAR CORONÉIS PM CORRUPTOS E POLÍTICOS MALANDROS! O POVO QUER SEGURANÇA SENHOR GOVERNADOR, CHEGA DE CAÇA AS BRUXAS. Enrique Daniel Figueredo, morador de Aracaju que fica a disposição do MPE caso entenda que meu comentário e subversivo! SEGURANÇA PÚBLICA JÁ!

    ResponderExcluir