sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

COMANDANTE DIZ QUE O EFETIVO IDEAL SERIA DE 8 MIL HOMENS.


Atualmente o efetivo policial é de 4.900 homens
Coronel Jackson Nascimento: diz que ano foi positivo na parte de operacionalização  (Fotos: Portal Infonet)
“Hoje, o efetivo ideal para a Polícia Militar (PM) seria em média de 8 a 9 mil homens. Nós temos metade desse efetivo”. Essa foi à declaração feita pelo Coronel Jackson Nascimento, comandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) quando questionado sobre o quantitativo de efetivo ideal para a corporação, no momento em que participava da solenidade referente aos 47 anos daRádio Patrulha.
Segundo o coronel Jackson, atualmente a PM possui um efetivo de 4.900 homens com perspectiva de aumento, caso seja feito o anúncio oficial da abertura do concurso da PM. “Nós temos um edital pronto para aquisição de mais 2.400 homens. Esse edital está esperando somente a autorização do Governo do Estado para que a gente comece a formar turma de 600 policiais. Se esse concurso realmente acontecer, vai ajudar bastante porque nós temos vários setores da sociedade que ainda necessitam de uma presença mais ativa da polícia. Só com um concurso público, a gente vai poder estar dando assistência a essa comunidade que necessita do trabalho da PM”, garante.
Balanço 2012
No entendimento do comandante, o ano de 2012 foi difícil, mas considerado satisfatório na parte de operacionalização. “Foi um ano difícil no aspecto financeiro, um ano enxuto, mas nós conseguimos superar com a força de vontade da nossa tropa e dos oficiais. Operacionalmente falando, nós tivemos um ano positivo, recorde de apreensões a exemplo do que aconteceu hoje aqui nessa solenidade, onde foi divulgado que a RP apreendeu 191 armas de fogo, recorde dentro da sua unidade e fruto desse empenho de cada policial militar”, garante.
Indagado sobre a divulgação da 6ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta que Sergipe desponta como o 6º estado mais violento em se tratando de mortes por homicídio, o comandante Jackson Nascimento foi enfático.
“Primeiro a gente tem que identificar a fonte. Então, eu desconheço a fonte, pois não sei qual foi à fonte tida como referência. Nossa fonte de pesquisa é o CIOSP [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública] e por ele, esse ano foi positivo para a Polícia Militar e para a Segurança Pública do nosso estado”, informa.
Ele ainda acrescenta que vários são os fatores que contribuem para a segurança pública. “O investimento é um dos fatores que influenciam na segurança pública. Nós temos a questão do efetivo. A polícia, há seis anos não tem concurso. A população vem crescendo de forma acelerada, os investimentos na área de urbanização também vêm explodindo no nosso estado e com isso, vão aparecendo novos bairros e novas atividades sociais. Com o efetivo da polícia de seis anos atrás, realmente a tendência é esse índice crescer. Mas, mesmo com a falta de efetivo, a Polícia Militar fez um maior número de prisões no aspecto geral”, diz o comandante Jackson Nascimento.
Réveillon 2013
Para garantir segurança às famílias que vão passar a Virada de Ano na Orla de Atalaia, A Polícia Militar de Sergipe, através do CPMC, disponibilizará um efetivo de 320 policiais militares. “Esse efetivo virá de todas as unidades como RP, Choque, Coe, a PM 2 e os Batalhões de Área que é o 1º, 5º e 8º, sob o comando de um oficial superior, um tenente coronel que é o tenente da área e mais 8 oficiais que estarão comandando as unidades. Todo o planejamento foi previamente executado, agora estamos esperando o dia 31 para colocar em prática o policiamento à disposição da sociedade sergipana”, garante o coronel Jackson.
Fonte:  Infonet (Aisla Vasconcelos)

Nota do blog:  Espera-se que esse concurso realmente saia do papel, pois já está mais do que atrasado, sobrecarregando os policiais militares que estão na ativa.  Deveriam no mínimo serem abertas 4.000 vagas, pois até os policiais militares que passarem no concurso forem concluir todo o curso de formação, já terão ido para a reforma, diversos outros policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário