sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PM FARDADO É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA.


Seria irônico se não fosse trágico e constrangedor, isso mesmo, chegou ao nosso conhecimento que um policial militar fardado ao se dirigir a uma delegacia da Polícia Civil para ser ouvido foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma estando portando a arma cautelada pela Polícia Militar.

Segundo informações preliminares, a prisão ocorreu em razão do policial militar está cumprindo medida protetiva de suspensão do porte de arma pela justiça por está envolvido em uma ocorrência envolvendo violência doméstica.

Caso os fatos se confirmem, entendemos que esse constrangimento pelo qual passou o policial militar foi desarrazoado e excessivo, pois, se confirmado a medida protetiva, ela deveria se restringir ao porte pessoal para quando o militar estivesse portando sua arma própria e fora do horário de serviço.
Imaginemos o policial militar que tem a arma de fogo como instrumento de trabalho, ir para as ruas combater a criminalidade desenfreada que assola o nosso Estado estando DESARMADO, ele estaria colocando sua vida e de seus companheiros em RISCO EXTREMO.

Ademais, se o magistrado que estipulou a medida protetiva quisesse que a restrição do porte de arma alcançasse também porte funcional (em serviço) que fizesse constar isso expressamente na decisão, além de notificar o Comando da Corporação da decisão e determinar que o policial militar fosse transferido para a área administrativa.

Ressalte-se que no presente caso o militar estava com o armamento da caserna e com a cautela regular, ou seja, com o conhecimento de seus comandantes, fato que demonstra que a conduta não era vista por ninguém como sendo irregular.

Chegou a ser divulgado nos grupos do whatsapp que o excesso na prisão poderia ser uma represália em razão da denúncia realizada por um policial militar contra uma equipe de policiais civis, versão essa que preferimos não acreditar, pois as corporações ao longo e sua história, e em especial no passado recente, sempre têm desenvolvido ações integradas e nutrem uma relação de respeito entre seus respectivos membros, tendo inclusive vários policiais civis que já fizeram parte da Polícia Militar.

O Jurídico da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN – ACSPMRN, já está providenciando o pedido de relaxamento dessa prisão que se mostra contraria a finalidade da Lei e da decisão do Poder Judiciário, e espera que em breve o companheiro esteja retornando para o seu lar e para perto de seus familiares.

Fonte:  ACSPMRN

Um comentário:

  1. "Lindo"!!! "Maravilhoso"!!! A puliça civiu sempre dando uma de "mais" que a puliça militá, porém, nunca deixando de precisar efetivamente da PM pra desempenhar as suas funções. Na hora do bônus a puliça civiu é mais puliça e por isso ganha mais e fica com os "louros da fama", a honra e a glória mas, na hora do ônus a mesma inegavelmente precisa da PM e, essa última não precisa da primeira para desempenhar bem as suas funções. Ora, pois; tenhamos consciência do nosso valor!!! Entendamos que nenhuma outra instituição funciona sem a nossa presença e, no entanto nós, para desempenharmos as nossas atividades, a nossa missão não precisamos de nenhuma outra instituição mas que, mesmo sem essa necessidade sempre tem algum penetra das operações policiais militares "brincando" de mandar na polícia de verdade, infelizmente isso ainda acontece em parte por nossa culpa por não assumirmos uma postura de relevada importância dentro do contexto atual de segurança pública ou seja nos conscientizarmos da nossa importância. É isso.

    ResponderExcluir