terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SSP: UM NOME DE CONVERGÊNCIA.

Não basta pulso forte, tem que ter motivação

Até o fechamento da presente edição, este articulista tinha  conhecimento de que o governador Jackson Barreto mudaria a cúpula da  SSP. Nada, além disso. Ou seja, o delegado João Eloy estaria para  encerrar seu longo ciclo à frente da pasta. O mais longo de toda a história.

Embora blogueiros e jornalistas locais estejam variando dentro da  alternativa de dois nomes, dentre os possíveis substitutos para o atual secretário, este blog prefere não fulanizar apostas do tipo: será Chico ou será Francisco. Não. O blog prefere alertar o governador, como alguém que torce para a melhoria da segurança pública, acerca do seguinte:

O futuro secretário de segurança deve ser alguém que tenha carisma  junto à polícia militar e junto à base da polícia civil, além, é  claro, das demais entidades que compõem a SSP (bombeiros, peritos  etc.). O futuro secretário deve ser alguém versado em temas de  segurança pública, alguém que já tenha trabalhado, na teoria e na  prática efetiva, com matérias relacionadas às tensões que se ramificam  na pasta. O futuro secretário, se possível, deveria ser alguém que tenha até mesmo conhecimento no campo legislativo, em propositura de questões  atreladas à segurança.

O futuro secretário precisa manter bom diálogo com as várias entidades  associativas das categorias que integram a SSP como, por exemplo, a  dos delegados de polícia. Dialogar bem com delegados e oficiais da PM,  com praças e policiais civis parece ser essencial para a construção de  êxito na SSP.

Este blog, aliás, pensa que o futuro secretário deve devotar mais do  seu tempo à polícia militar, fazendo-se assessorar do que há de melhor  na polícia civil para estabelecer o seu funcionamento. E isso por uma  razão simples: o tamanho das corporações.

Um bom superintendente, que conte com a admiração e o respeito dos  policiais, toca bem a PC, pois seu efetivo equivale a 25% ou menos do  efetivo da polícia militar.

Se o governador fizer a opção por um nome que preencha esses  requisitos iniciais, a possibilidade de fracasso diminui bastante. Do  contrário, ele pode estar abrindo espaço para o caos.

Ou seja, não basta ter pulso forte, tem que ter motivação para trabalhar 24 horas.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário