segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SOBRE A VIOLÊNCIA.

Por Nelio Miguel Jr

O Brasil, é o país em que as pessoas mais se matam no mundo, e o estado mais perigoso é Sergipe. Então, logo posso dizer que moro no lugar mais violento do mundo.

O Brasil apresenta índices assustadores, onde em números absolutos, chega a ser maior que a guerra na Síria.

Sergipe por sua vez é o estado mais perigoso do país, e proporcionalmente em números, vimos que em 2015 mais de 1.280 pessoas foram vítimas da violência, o que era de se esperar já que o governo não prioriza a segurança pública no estado de Sergipe. Profissionais recebem seus salários atrasados e divididos em 2 vezes, sem falar da falta de equipamentos adequados para trabalharem com dignidade e eficácia para que a sociedade sergipana sinta-se segura.

Desta forma, podemos ver claramente que o problema da segurança não é só pela má administração do governo do estado, e sim um problema mais amplo que atinge todo o Brasil, já que possuímos um sistema fragilizado que não ressocializa e nem muito menos educa seus infratores. Na verdade, e em muitos casos, os infratores são beneficiados por leis e brechas que trazem uma sensação de impunidade.

Dessa forma, os números de reincidência no Brasil aumentam e geram cada dia mais violência. E a quem podemos recorrer? Porque os políticos em sua maioria são envolvidos em corrupção e vivem não só a tirar os direitos dos jovens, como muitas vezes são financiados pelo tráfico de drogas.

O judiciário vive refém do parlamento, pois a única coisa que se pode fazer é julgar conforme as leis existentes. Por isso vemos várias vezes a impunidade reinar, já que as leis são fragilizadas e cheias de brechas feitas por políticos que não tem qualquer compromisso com a sociedade. Então, a única solução que podemos ter contra tanta violência está na educação.

É simples: devemos educar os jovens para termos uma geração futura com menos violência. Mas, educar de verdade, e não ter como único objetivo o alto índice de aprovação de qualquer forma; porque no Brasil se tem a possibilidade de adquirir o certificado de ensino médio com apenas uma prova de conclusão. Estou falando de uma educação onde se tem aquisição e troca de conhecimento entre aluno-professor, professor-aluno, falo em uma educação que valoriza a moralidade e o respeito, onde todos os valores morais são respeitados por alunos, pais e professores.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário