quinta-feira, 12 de julho de 2018

3º BATALHÃO DIVULGA BALANÇO DOS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE O 1º SEMESTRE DE 2018.






O 3° Batalhão de Polícia Militar (3°BPM), através de seu Comandante, Tenente-Coronel Sidney Barbosa, faz uma avaliação dos resultados obtidos no primeiro semestre do ano de 2018, prestando contas do trabalho desenvolvido no Batalhão do Agreste à sociedade.

Como já afirmado em ocasiões anteriores, a estratégia de ação da PMSE, através do 3º BPM, tem duas premissas básicas e principais: a aplicação das equipes de policiamento ostensivo onde a analise criminal indica maior probabilidade de ocorrência de delitos e uma postura de ampliação da ostensividade através da intensificação de abordagens.

Essa estratégia resultou na realização de 38.289 abordagens policiais que produziram os seguintes resultados:

- Apreensão de 47 (quarenta e sete) armas de fogo;
- Recuperação de 245 (duzentos e quarenta e cinco) veículos com restrição de roubo/furto;
- Prisão de 362 (trezentos e sessenta e dois) infratores em flagrante delito;
- Confecção de 1.098 (mil e noventa e oito) Relatórios de Ocorrência Policial – ROP;
- Atendimento de 34.589 (trinta e quatro mil, quinhentas e oitenta e nove) chamadas da população no através do telefone 190 ou acionamento direto das equipes.

Nesse primeiro semestre temos algumas ações que merecem destaque:

- A consolidação da atuação da equipe policial militar do posto policial do povoado Cajaíba, que atende cerca de 13 povoados de Itabaiana, além de 03 povoados de Areia Branca e apoio à equipe de Campo do Brito em ocorrências na divisa dos dois municípios. Essa atuação foi fundamental para a redução da criminalidade na região atendida;

- Consolidação e fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo GETAM/3º BPM, sendo o trabalho dessa fração de tropa especializada fundamental para a estratégia de policiamento adotada no 3º BPM, tendo amplo reconhecimento por parte da sociedade do Agreste;

- Policiamento dos jogos de futebol do campeonato sergipano (inclusive a final do campeonato pelo 3º ano consecutivo) e do campeonato brasileiro, tendo como marca a tranquilidade para a população;

- 53ª Edição da Festa do Caminhão e trezenas de Santo Antônio, que transcorreu sem registro de ocorrências expressivas;

- Realização de policiamento ostensivo sem registro de ocorrências expressivas nos festejos juninos das cidades de Areia Branca, Frei Paulo, Ribeirópolis, Aparecida, Aleixo, Macambira, Pinhão, Pedra Mole, Malhador e Carira;

- Criação, estímulo e estruturação dos projetos sociais do 3°BPM. O "Treinando e formando cidadãos" onde crianças e adolescentes frequentam a sede do GETAM/3°BPM, onde tem aulas de artes marciais (judô) e "Agreste pela vida - AGREVIDA" com palestra de orientação aos jovens em escolas das redes públicas e privada dos municípios do agreste sergipano

Convém destacar a integração de ações e compartilhamento de informações com a Delegacia Regional de Itabaiana, com a realização de várias prisões em ações conjuntas e colaboração do 3º BPM em operações realizadas pela Polícia Civil, as quais resultaram na prisão de dezenas de infratores nesse primeiro semestre de 2018.

Por fim, as ações adotadas foram planejadas pelo Comando do 3º BPM, tendo como norte as diretrizes operacionais do Comando do Policiamento do Interior e do Comando Geral da Corporação.

Tais ações resultaram na redução de todos os índices de criminalidade na região, com destaque para redução importante nos índices de homicídios (31,25% de redução na área do 3º BPM e 17,65% de redução na cidade de Itabaiana).

Nas demais subáreas do Batalhão do Agreste termos redução dos índices de homicídios em todas elas. Na 1ª Companhia, sediada em Campo do Brito, temos uma redução de 18,18% em relação ao mesmo período de 2017, com destaque para a redução de 50% no município de Areia Branca e estabilidade nos demais municípios.

Na área da 2ª Companhia, sediada em Carira, temos uma redução de 50% nos índices de homicídios em relação ao mesmo período de 2017, com destaque para as reduções de 50% em Carira e de 66,6% em Frei Paulo.

Na área da 3ª Companhia, sediada em Ribeirópolis, temos uma redução de 58,33% nos índices de homicídios em relação ao mesmo período de 2017, com destaque para as reduções de 70,59% em Ribeirópolis, 66,6% em Moita Bonita e estabilidade nos demais municípios.

Além disso, os dados estatísticos de acompanhamento apresentam uma robusta redução nos índices de roubo (simples e majorado), roubos a motocicletas e ciclomotores.

Fonte e fotos:  3º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário