terça-feira, 3 de julho de 2018

COMANDO DA PMSE INFORMA QUE NÃO ABRIU IPM CONTRA CABO COM DEPRESSÃO E ESCLARECE QUE O MESMO FORA CONVOCADO SOMENTE COMO TESTEMUNHA EM UM IPM.


O comando da PMSE encaminhou documento ao blog Espaço Militar esclarecendo que não abriu IPM contra Cabo que se encontra com depressão.

Na verdade, o Cabo foi convocado na qualidade de testemunha no IPM (Inquérito Policial Militar) nº 063/2018, instaurado em 09 de maio do corrente ano, através da portaria nº 243/2018, que tem como encarregado o Major Givaldo Santos Siqueira, para apurar um fato ocorrido no CFAP entre dois policiais militares e que o Cabo poderia ter presenciado.

Infelizmente o documento encaminhado pela PMSE convocando o Cabo, não informa se o mesmo irá comparecer na qualidade de indiciado ou testemunha, nem sequer juntando qualquer outro documento que pudesse esclarecer o fato, pois o militar em tela não estava respondendo a nenhum procedimento e o único fato que ocorreu recentemente, foi a devolução da sua arma à corporação, por problema de depressão, contando com o auxílio do Presidente da AMESE, Sargento Vieira para tanto.

Dias depois a devolução da arma, o Cabo em tela, recebeu a visita de policiais militares procurando saber por qual motivo teria entregue o armamento acautelado ao Sargento Vieira, para este posteriormente entregar à corporação, fato que causou estranheza àquele. Aí perguntamos:  como poderia o próprio Cabo entregar sua arma se estava com sérios problemas de depressão? A AMESE, na verdade, prestou um auxílio tanto ao militar, que poderia ter ocorrido um mal maior, bem como à corporação.

Confiram abaixo a portaria instaurada para apurar um fato ocorrido no CFAP e que o Cabo que está com depressão, seria testemunha:

PORTARIA Nº 243/2018-CORREG/IPM, de 09 de maio de 2018.

Determina instauração de Inquérito Policial Militar.

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 10, “b”, do Decreto-Lei 1.002 (Código de Processo Penal Militar), de 21 de outubro de 1969.
R E S O L V E:
Art. 1º Instaurar o Inquérito Policial Militar nº 063/2018, designando para Encarregado o Maj QOPM Mat. 100100 Givaldo Santos Siqueira, RG: 794245 SSP/SE e CPF: 585.807.195-34, a fim de apurar fatos envolvendo Policiais Militares, ocorrido no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, descrita na Parte de Serviço/CFAP datada de 19 de abril de 2018, conforme documentação em apenso com 03 (três) laudas, delegando-lhe para este fim as atribuições de Polícia Judiciária Militar que me competem.
Art. 2º Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua publicação.
Art. 3º Publique-se em BGR, registre-se e cumpra-se.

Aracaju, 09 de maio de 2018.

Marcony Cabral Santos – Cel QOPM
Comandante-Geral da PMSE

Espera-se que da próxima vez, a PMSE esclareça melhor quando convocar alguém para prestar declarações, se será ouvido na qualidade de testemunha ou indiciado, como deve ser feito e não foi.

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário