quinta-feira, 9 de agosto de 2018

GUARDA MUNICIPAL DE SOCORRO REALIZA BALANÇO COMPARATIVO DAS AÇÕES DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 E 2018.

Dados apontam aumento de 45% no número de veículos recuperados pelos guardas municipais



Garantir a segurança dos socorrenses e manter a ordem pública no município de Nossa Senhora de Socorro. São com esses dois objetivos que a Guarda Municipal de Socorro (GMS) vem realizando no último ano um intenso trabalho, a partir da atuação realizada pelas unidades que compõem a instituição. Prova disso são os resultados obtidos durante o primeiro semestre de 2017 e 2018, com destaque para a aumento de 45% no número de veículos recuperados.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio, o resultado no aumento da recuperação de veículos deve-se ao plano de atuação elaborado pela instituição e a colaboração da população ao denunciar tais ocorrências. “Nós trabalhamos com o intuito de apresentar a Guarda Municipal de Socorro como uma instituição que honra os seus compromissos em prol da segurança da população. Então, esses resultados foram obtidos através dos nossos guardas que estão diariamente nas ruas e também, não menos importante, das denúncias realizadas pela população e a nossa rápida resposta em recuperar esses veículos que foram tomados de assalto ou furto”, disse o Comandante.

A Guarda Municipal conta com três unidades operacionais atuantes, o Grupamento de Apoio Ambiental (GAMA), Ronda Operacional (Rope) e Ronda Escolar (Rondesc), sendo esta última, implantada na gestão de prefeito Padre Inaldo, e que vem realizando um intenso trabalho nas escolas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Como resultado, foi registrado uma redução de 80% no número de ocorrências dentro do ambiente escolar.

Outro índice importante refere-se ao número de apreensões de armas. Em 2017, a GMS realizou a apreensão de 22 armas brancas, três armas de fogo e cinco simulacros de armas de fogo. Já em 2018 a instituição apreendeu 16 armas brancas, uma arma de fogo e quatro simulacros de armas de fogo. Outro importante marco dado alcançado foram as prisões e apreensões realizadas nos seis primeiros meses dos dois últimos anos. Somente no primeiro semestre do ano anterior foram realizadas 10 prisões, e em 2018 sete prisões já foram realizadas. Já em 2017 foram registradas oito apreensões de menores infratores, e nos seis primeiros meses de 2018 já foram registradas cinco apreensões.

Através do Disk Silêncio da Guarda Municipal de Socorro foram registradas 91 ocorrências relacionadas à perturbação ao sossego, em que, por lei, é permitido um limite de 55 decibéis. Dentre as ocorrências também foi apreendido um som automotivo. Esse e um trabalho realizado de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do qual foram registradas sete ocorrências de invasões em áreas públicas.

Ao que concerne às apreensão e resgate de animais, nos primeiros meses deste ano o Grupamento Ambiental (GAMA) realizou 11 apreensões de equinos em vias públicas, ações essas realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do resgate de 03 animais silvestres.

Ações

Apesar das rondas ostensivas e intensivas realizadas diariamente pelas unidades, a GMS em 2018 implantou diversas ações no intuito de proporcionar uma maior segurança para a população e a garantir a integridade dos patrimônios públicos instalados no município.

Além do trabalho de contenção, a Guarda também realiza o auxílio a acidentes de trânsito, como por exemplo, em caso de acidente, preservar a cena onde ocorreu o sinistro, isolamento da área e organização do trânsito até a chegada do órgão competente. Durante os seis primeiros meses de 2018, a instituição de segurança pública também deflagrou operações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Outras ações realizadas frequentemente são os trabalhos dos projetos “Praça Limpa”, que tem como objetivo manter a ordem em espaço públicos, em especial nas praças de todo o município, e o “Sossego”, realizadas em vias públicas para promover a sensação de segurança para os munícipes que utilizam bens e serviços públicos, como é o caso de abordagem aos transportes públicos e a veículos suspeitos.

Uma grande novidade implantada pela instituição em 2018 foi a “Ronda da Madrugada” que tem como objetivo a prevenção e proteção aos aparelhos públicos municipais, ao evitar furtos, arrombamentos e depredação.

“Temos um dever com a população, mas para que o isso seja ainda melhor realizado é preciso valorizar os guardiões e isso foi feito pelo prefeito Padre Inaldo ao reajustar os auxílios alimentação e fardamento, o que interfere diretamente no crescimento e empenho dos guardas. Outro fato que podemos destacar é a comunicação que, com essa nova gestão, é possível realizar. Diante mão aproveito para reforçar o nosso compromisso com a população socorrense e com resguardo do patrimônio público, que são as nossas praças, escolas e unidade de saúde”, contou o comandante Evilásio.

Eventos

Além de todo o trabalho realizado pelos guardas municipais no dia a dia, também cabe a corporação garantir a tranquilidade e segurança interna em diversos eventos realizados em todo o município, como foi efetuado durante o carnaval, na festa da Padroeira e aniversário da cidade, com destaque para a grande mobilização da GMS no Forró Siri 2018, maior evento da cidade, onde foi registrado uma redução no número de ocorrências em relação ao ano passado.

Contatos

Em caso de ocorrência, a população deve ligar para o número (79) 98834-7304 ou para o Disk Silêncio 0800 039 7979 em casos de ocorrências relacionadas ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário