terça-feira, 2 de outubro de 2018

GOVERNO DIZ QUE POLICIAIS VÃO TRABALHAR NAS ELEIÇÕES COM DINHEIRO NO BOLSO.


Nesta quinta-feira (04), os agentes de segurança do Estado de Sergipe que trabalharão nas Eleições 2018, no domingo (07), já estarão com a Remuneração Transitória por Atividade Extraordinária (Retae) depositada em suas contas.

Pela primeira vez, o pagamento da gratificação, assim como da etapa de alimentação (Cartão Alimentação) será realizado com a antecedência de quatro dias pelo Governo do Estado, uma conquista para estes profissionais.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o governo do Estado de Sergipe empregará cerca de 5 mil homens e mulheres das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, de forma ordinária e extraordinária, nas eleições deste ano. O objetivo é garantir a segurança dos eleitores sergipanos e uma maior lisura ao pleito eleitoral. Deste total, 3.181 são policiais militares que atuarão de forma extraordinária, além da escala normal de trabalho da Corporação.

“Ao todo, serão aproximadamente R$ 3 milhões investidos extraordinariamente pelo Estado no processo eleitoral deste ano, sem contar outras despesas, como por exemplo, com combustível. Só com as Retaes dos PMs, serão cerca de R$ 2,5 milhões investidos. Recebendo antecipadamente, os policiais trabalham de forma tranquila”, declarou o gestor da SSP.

Para a cabo Cidéria, há treze anos na Corporação, o esforço do Estado para pagar antecipadamente a gratificação representa uma conquista para os agentes de segurança.  “Era um anseio de outros pleitos, que esse ano foi atendido. Antes, a gente só recebia depois e precisava arcar com suas despesas durante o serviço”, comemorou a PM.

De acordo com o secretário João Eloy, outra novidade é que nos últimos anos o do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) não tem solicitado para as comarcas o reforço de forças federais do Exército para atuarem nos locais da votação. “Isso demonstra a confiança do TRE-SE, representado pelo seu presidente, o desembargador Ricardo Múcio, nas forças públicas do Estado”.

O coronel Marcony explicou que o grande o objetivo é a garantia do exercício da cidadania do sergipano. “A polícia Militar está à disposição do TRE para garantir o pleito, para que coíba possíveis crimes eleitorais e fazer com que a população possa ir e vir aos locais de votação com tranquilidade. Por isso, a Polícia Militar vai estar em todos os locais onde estiver votação. Graças a Deus e a todo esse planejamento focado, a partir da sexta-feira (5), nos já teremos policiais nas ruas fazendo o trabalho específico da eleição. E por que a partir já de sexta-feira? Porque nós temos duas situações distintas: a maioria dos locais de votação terão as urnas indo no próprio domingo para serem montadas na madrugada. Mas existem locais que são muito longes, então os juízes fazem a opção dessas urnas serem montadas no sábado para isso nós precisamos mobilizar os policiais já a partir da sexta-feira”, esclareceu.

Além do recebimento da Retae antecipadamente, neste ano os policiais poderão votar nos locais onde eles forem trabalhar. Com esta medida, mais de 80% dos policiais militares empregados na missão poderão exercer sua cidadania por meio do voto. Sendo que a porcentagem restante representa o PM que vai trabalhar próximo a seção em que vota, ou o PM que não demonstrou interesse em exercer o direito ao voto durante o trabalho.

“Os militares de Sergipe poderão de fato exercer o direito ao voto, foi uma iniciativa do nosso Comando com base em uma regulamentação lançada pelo TSE e adotada pelo TER. Nos pleitos passados, muitos de nós não conseguíamos votar, porque a maioria estava trabalhando deslocados dos seus domicílios eleitorais. Neste ano, isso vai ser diferente, nós antecipamos a escala de serviço, informamos ao TER onde cada policial iria trabalhar, de forma que o TER teve as condições de fazer a transferência temporária do domicilio eleitoral de cada um desses militares e assim, ele votará no local onde estiver trabalhando. Uma novidade que precisou de um forte trabalho logístico, mas hoje as nossas escalas estão publicadas e é do conhecimento de todos os policiais, onde trabalhará e onde exercerá o seu voto. Sem dúvida, é muito importante que o policial possa como qualquer outro cidadão brasileiro, exercer o seu sagrado direito ao voto, que é a base da nossa democracia”.

Fonte:  Secom/Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário