terça-feira, 2 de outubro de 2018

DOCUMENTO OFICIAL COMPROVA QUE VIATURA APA DO CBMSE CONTINUA SEM A DEVIDA MANUTENÇÃO.


Viatura APA

O blog Espaço Militar teve acesso a um documento oficial, datado de ontem (01), que comprova que uma das principais viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), a APA (Alta Plataforma Aérea), que serve para combate a incêndio e salvamento em prédios e edificações acima de três andares, está sem condições de operação em decorrência da falta de manutenção.

O documento mostra claramente a importância da devida manutenção na citada viatura, visando resguardar a integridade do equipamento e, principalmente, a segurança dos bombeiros militares que estajam operando, sendo transportados e/ou estejam próximos durante a operação do equipamento, visto que o mesmo é de alta complexidade e que esteve parado por um longo período e com partes expostas a sol e chuva, podendo gerar danos às válvulas e sensores.

Só para se ter uma ideia, o documento detalha quando foram feitas as últimas manutenções da citada viatura:

- Chassi Scânia - realizada no dia 20/04/2017 e vencida no dia 20/10/2017.

- Equipamento Bronto - realizada no dia 06/07/2017 e vencida no dia 06/10/2017.

Ou seja, ambos com quase 01 (um) ano de manutenção atrasada.

De acordo com o item 8º da página 08 do manual Instruções Operacionais da Bronco Skylift, onde trata de "Instruções e Alertas Gerais Sobre a Segurança Operacional", diz o seguinte: "Não opere a unidade que não tenha sofrido a manutenção adequada ou que não tenha passado pelas revisões regulares".

Nos itens 6º e 7º, na página 04 da Tabela de Manutenção Periódica, diz o seguinte: 

- "Precauções a serem tomadas antes de grandes períodos de inatividade: dependendo do clima, a unidade deve ser limpa e tratada com o componente protetor adequado".

- "Antes de religar a unidade após grandes períodos de inatividade, efetuar a revisão de 250 horas".

Portanto, tal documento só vem a comprovar que a viatura APA (Alta Plataforma Aérea), está sem há devida manutenção há mais de 11 meses.

Deixamos a pergunta:  será que o blog Espaço Militar e outros órgãos da imprensa estão faltando com a verdade ou desinformados?

Encaminhados o documento para o whatsapp do Secretário de Comunicação do Governo do Estado, para saber se gostaria de se manifestar acerca do mesmo, porém até a publicação desta matéria não obtivemos resposa, mas estaremos à disposição para publicação de alguma resposa caso queira se manifestar.

Gostaríamos de deixar claro que o blog Espaço Militar prima pela segurança dos bombeiros militares e de pessoas que necessitem serem salvas com a utilização de tal viatura, devendo esta estar com suas manutenções em dia.

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário