quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA CONTINUA EM FALTA NO HUSE.


Pacientes oncológicos ainda não receberam um medicamento em falta no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O Aromasin, utilizado após a quimioterapia intravenosa, está fora da farmácia do hospital desde dezembro passado. A previsão é de entrega ainda nesta semana.

Conforme denúncia do Grupo Mulheres de Peito, noticiada pelo F5 News na semana passada, o medicamento funciona como uma espécie de ‘bloqueador’ para que o câncer não atinja a outra mama. Segundo a representante do grupo, Sheyla Galba, muitas das mulheres que dependem do remédio já estão em metástase, ou seja, em estado avançado da doença.

Essa é uma das duas substâncias utilizadas pelas pacientes de forma contínua ao longo de cinco anos após a quimio e é indicado tanto para o combate ao câncer de mama inicial, como avançado em mulheres pós menopausa, depois que o tratamento inicial falhou e a doença progrediu após tratamentos hormonais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que pediu agilidade à empresa fornecedora do medicamento e a previsão é que uma remessa seja entregue até esta sexta-feira (18).

A pasta ainda alega que a falta do Aromasin foi causada após a empresa ganhadora da licitação ter se negado a entregar o medicamento. A segunda empresa colocada na licitação foi convocada para assumir o fornecimento e, segundo a SES a primeira está sendo punida com multa.

“Nós criamos uma comissão administrativa para acompanhar o processo dessas empresas que não cumprem com os prazos na entrega de medicamentos. Já temos 30 empresas notificadas. Existe também uma Ação Civil Pública (ACP) com pena de multa”, informou a assessoria.

Fonte:  F5 News (Fernanda Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário