terça-feira, 26 de março de 2019

CHORORÔ DE BELIVALDO NÃO É REAL: SERGIPE ESTÁ EM SITUAÇÃO RAZOÁVEL, 13º LUGAR.


O jornal Valor Econômico publicou ontem, 25, uma matéria que reforça a opinião deste espaço que o problema do Estado de Sergipe não é apenas por força da crise econômica, mas, principalmente pela falta de gestões de governança de verdade nos últimos anos.

A matéria do Valor – do jornalista Rodrigo Carro – explica que:

“a ideia de que a maior parte dos Estados brasileiros está quebrada não reflete a situação financeira real dos governos locais. Entre os 26 Estados e o Distrito Federal, 15 tinham as contas em condição entre razoável e muito boa no fim do ano passado, conforme indica um levantamento da RC Consultores. A partir de um conjunto de dez indicadores, foi montado um ranking de saúde financeira, liderado por Paraná e Pará.

“Dizer que todos os Estados estão quebrados é uma simplificação perigosa e até danosa para a análise da situação fiscal brasileira. Fica parecendo que são todos farinha do mesmo saco”, frisa Paulo Rabello de Castro, sócio da RC Consultores. “Por que diabos estamos vendo gente que está apenas mal enquadrada [na Lei de Responsabilidade Fiscal] dizendo que não tem dinheiro para pagar pessoal?”, questiona o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mesmo entre os sete Estados que decretaram calamidade financeira, a crise fiscal se manifesta de maneira distinta. Enquanto Rio Grande do Norte e Mato Grosso apresentam saúde financeira razoável, Goiás está em situação sofrível. Os quatro Estados restantes foram classificados nas categorias ruim (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) ou péssima (Roraima).

Paraná e Pará aparecem no topo do ranking da RC Consultores por já terem equacionado o endividamento e os gastos com pessoal, explica o coordenador do estudo, Everton Carneiro. “O Pará é um Estado relativamente pobre, mas bem administrado”, diz o economista, destacando a importância da mineração e do plantio e exportação de soja.”

Falta a Sergipe um governo de verdade. Um governador que tenha coragem de cortar cargos e privilégios de alguns que são amigos do poder.

Por isso a perseguição e o ódio contra os poucos que têm a coragem de dizer a verdade. O problema é de pura incompetência capitaneada por uma mesmice que entende que o interesse da coletividade não vale nada.

Enquanto o governador de Sergipe é só chororó culpando a crise a economia da Bahia só cresce

Na Bahia e na capital Salvador, o governador Ruy Costa e o prefeito ACM Neto têm uma briga salutar para implementarem obras e investimentos. Lá não tem chororô e sim muita gestão e trabalho. Agora Salvador ganhará um hospital com investimento de R$ 300 milhões e mais de 4 mil empregos. Enquanto isso Sergipe Del Rey é só chororô. Leia a matéria do investimento aqui.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário