quarta-feira, 15 de maio de 2019

COMPANHIA DE CAATINGA DA PMSE COMPLETARÁ AMANHÃ SEU 11º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO.


A Companhia independente de Operações Policiais em Área de caatinga (CIOPAC), Policia de Caatinga como é conhecida na região do sertão, completa 11 (onze) anos de existência nesta quinta feira dia 16/05/2019 e tem alcançado feitos históricos no âmbito da segurança pública sergipana, reduzindo de forma considerável os índices de criminalidade no alto e médio sertão do Estado de Sergipe, principalmente no tocante aos crimes envolvendo roubos de gado, roubos a bancos, pistolagem, assaltos, tráfico de drogas, dentre outras modalidades criminosas. Crimes estes que incomodavam e ainda incomodam a população sertaneja, principalmente aqueles que vivem na zona rural.

Unidade Especializada da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), foi criada através da Portaria nº 0231/2008-GCG em 16 de maio de 2008, naquela época, denominada de “Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC)”, com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano. A CIOPAC está diretamente subordinada ao Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI). 

Com o aumento do efetivo, o então Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) foi elevado de categoria e passou a denominar-se “Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC)”, através da Portaria Normativa nº 033/2016-GCG, datada de 23/02/2016, da lavra do Exmº Senhor Comandante Geral da PMSE.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Multicam, pois seus integrantes pautam suas ações através das seguintes virtudes: “honra, lealdade, disciplina e respeito”, bases fundamentais para fortalecer a hierarquia e a disciplina militar.

A missão da CIOPAC é atuar de forma preventiva (nos grandes eventos públicos) e de forma repressiva (nos crimes mais complexos que causa clamor social), bem como desenvolver atividades de inteligência policial, com o objetivo de combater os delitos considerados “ocorrências de alta complexidade em áreas rurais” (roubos de gado, tráfico de entorpecentes, assaltos a bancos) e demais ilícitos penais que assolam a população residente no alto e médio sertão sergipano.

A CIOPAC (Companhia de Polícia de Caatinga) atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 (quatorze) municípios, sendo eles: Aquidabã, Canindé do São Francisco, Carira, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, e Porto da Folha, bem como atua em outras regiões do Estado, conforme diretrizes do CPMI e Comando Geral.

A Companhia tem como atual comandante o Major QOPM Joaldo Vicente do Nascimento.

Fonte:  CIOPAC

Nota do blog:  O blog Espaço Militar parabeniza a Companhia de Caatinga e seus valorosos e bravos policiais militares pelos seus 11 anos de existência e muitos serviços prestados à população sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário