quarta-feira, 14 de agosto de 2019

POLÍCIA MILITAR COMEMORA 18 ANOS DE ATUAÇÃO DO PROERD EM SERGIPE.




Hoje é um dia de celebração para a Polícia Militar do Estado de Sergipe. Há exatos 18 anos, em 14 de agosto de 2001, foi implantado o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da PMSE. Um programa norte-americano, o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), que chegou ao Brasil através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, ainda em 1998.

O Proerd foi implantado em Sergipe sob a coordenação estadual da então tenente Valéria Tatyane dos Santos Barros, na gestão do coronel do EB Pedro Paulo da Silva.  A oficial ficou a frente da coordenação por 12 anos, alcançando o posto de coronel, em 2016.  Atualmente, a capitã Adriana Littig coordena o Proerd em Sergipe, tendo assumido a função ainda em 2013, quando ocupava o posto de tenente. Ao longo desses 18 anos de história foram mais de 80 mil crianças formadas nos currículos do 5° ano, 7° ano, nas séries iniciais do fundamental e na educação infantil.

Durante esse 18 anos foram implementadas atualizações curriculares do programa, sempre em conformidade com as normas internacionais do DARE. Essas atualizações atendem a demanda social do serviço de segurança pública preventiva contemporânea. O currículo atual aplicado em sala de aula é o Caindo na Real, baseado na Teoria Sócio Emocional da Aprendizagem. Inúmeros avanços foram alcançados em benefício da segurança pública, como o convênio entre a PMSE e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 2013, que possibilitou adquirir instrumentos de trabalho, como por exemplo: viaturas, notebooks, projetores, computadores e tablets, além dos livros utilizados pelos alunos e camisas para os formandos.

Diversos foram os parceiros que contribuíram para o fortalecimento do Proerd em Sergipe, entre eles estão as escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares, secretarias de educação, e outras unidades da PMSE, como CPTran, CIPCães, Banda de Música e batalhões de área. Contudo, a figura mais importante do Proerd, depois das nossas crianças, é o instrutor Proerd. Este policial é devidamente capacitado no Curso Nacional de Formação de Instrutor Proerd, chancelado pelo DARE Internacional. Para esses guerreiros atuarem em sala de aula, além do certificado, precisam ter um item importante: o amor pelo que faz. A todos os instrutores Proerd que fizeram e fazem parte dessa linda história, os nossos sinceros agradecimentos.

Fonte e fotos:  PMSE

Nota do blog:  Parabenizamos a todos os policiais militares que fazem parte do Proerd pelo brilhante trabalho que vêm realizado ao longo destes 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário