sábado, 14 de setembro de 2019

SSP/SE EMITE NOTA SOBRE SITUAÇÃO DO HELICÓPTERO SCHWEIZER 300 CEDIDO PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.


A aeronave tipo Schweizer foi cedida pela Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça em agosto de 2018. Esse tipo de aeronave é de pequeno porte e é utilizada em treinamentos e apoio em pequenas operações. 

No entanto, o Schweizer que foi cedido para Sergipe era utilizado pelo estado do Piauí. A situação mecânica e de estrutura da aeronave não serviria para o uso do dia a dia e colocaria nossos pilotos e tripulantes em situação de vulnerabilidade e sério risco, pois estava sendo muito pouco utilizada desde 2012. O schweizer cedido ao Piauí fora usado nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007. 

No trâmite da cessão, uma empresa foi contratada e faria a manutenção pelo valor de cerca de R$ 343 mil. No momento da manutenção, verificou-se que o motor estava totalmente comprometido e que o estado gastaria mais R$ 600 mil.  

Os custos para a manutenção e recuperação da aeronave seriam praticamente o valor da compra de um outro helicóptero de pequeno porte, por isso, corretamente, Sergipe decidiu não utilizar a aeronave tipo Schweizer e isso foi protocolarmente oficiado e comunicado ao Ministério da Justiça, que compreendeu a situação.   

A exemplo do que foi visto no último desfile de 7 de setembro, nosso helicóptero (Falcão 01) e nosso avião bimotor (Falcão 02) estão em pleno funcionamento e à disposição para serviços de segurança pública, defesa social e atendimento aeromédico.

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário