sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

LIVROS NA DELEGACIA: ESCRIVÃO DE TOBIAS BARRETO IMPLEMENTA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA.

Projeto busca incentivar o hábito da leitura na comunidade local



Filho de professora e vindo de uma região periférica do interior da Bahia, o escrivão da Polícia Civil de Sergipe Elizeu Brasileiro implementa um projeto de uma pequena biblioteca na Delegacia de Polícia Civil de Tobias Barreto. O policial civil, que também é formado em História, acredita que a leitura pode transformar realidades. 

O escrivão conta que teve a ideia de implementar uma biblioteca na delegacia após ver uma geladeira com livros na Orla de Atalaia. Apresentou a proposta para o delegado Fábio Pimentel, que abraçou a ideia, e também buscou empresas parceiras para promover o projeto. “O projeto já não é mais embrionário, ele está implementado. Inclusive, alguns presos da delegacia já estão lendo. A comunidade tobiense também, quando vem fazer Boletim de Ocorrência. As pessoas pegam e deixam alguns livros”, explica Elizeu Brasileiro. 

Disponibilizar um espaço de leitura dentro de uma delegacia pode se tornar uma ferramenta de transformação social. “A Polícia ainda é vista como  por muitas pessoas, então essa visão humanizada trazida pelo projeto quebra um pouco dessa Polícia ofensiva, que somente combate o crime. É importante esse processo de trabalho preventivo”, conta o escrivão. 

O projeto, que doa e recebe livros, também tem o objetivo de inserir o hábito da leitura no dia a dia da população do município de Tobias Barreto. “Peço que as pessoas doem livros, porque a leitura é uma ferramenta fantástica de transformação social, isso ocorreu comigo e eu sei que a pessoa que se envolve nesse processo de aquisição de conhecimento também é transformada”, completa Elizeu. 

Questionado sobre como o projeto estará daqui a dez anos, Elizeu se mostrou confiante. “Espero que ele esteja maduro, a proposta é ampliar o número de prateleiras e divulgar para que a população tenha um hábito de leitura.  Que outras delegacias, de outras regiões, e que outras instituições também tenham espaços de leitura. O sentimento é de gratidão, é de acreditar que é possível realmente mudar. A gente tem que fazer, tem que plantar a semente”, concluiu o policial civil.

Aqueles que quiserem colaborar com a doação de livros, podem entrar em contato direto com o policial Elizeu pelo número (79) 99637-3452.

Fonte e fotos:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário