terça-feira, 10 de dezembro de 2019

RANKING DOS POLÍTICOS COMPROVA: SERGIPE PERDEU REPRESENTATIVIDADE EM BRASÍLIA.


Que o momento político de Sergipe é muito difícil, isso já não é novidade para ninguém! Temos uma gestão sofrível a frente do Executivo, com o governador Belivaldo Chagas (PSD) e a vice-governadora Eliane Aquino (PT) cassados pela Justiça Eleitoral e com futuro incerto: estão na expectativa do julgamento de seus recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se continuam ou não a frente do Estado. Mas ainda pior é a representação política dos sergipanos no Congresso Nacional. Um ano após a eleição de 2018, não é exagero dizer que perdemos em representação!

O PORTAL NE NOTÍCIAS externou nessa segunda-feira (9) o resultado do “Ranking dos Políticos” com a posição dos oito deputados sergipanos entre os 513 com mandato na Câmara Federal. Os senadores foram preservados pelo site, mas, curioso, este colunista decidiu pesquisar a posição de todos os 11 sergipanos em BSB. O mais bem colocado é o “novato” senador Alessandro Vieira (Cidadania) que entre os 594 parlamentares em Brasília (513 deputados e 81 senadores) ocupa a 35ª posição atualmente.

O resultado foi positivo para o delegado, mas, justiça seja feita, seu “retorno” para o povo sergipano ao longo desse primeiro ano de mandato ficou muito abaixo da expectativa nele depositada em 2018, ainda mais pela expressiva votação que teve na eleição. Em seguida vem a sempre muito contestada, a senadora Maria do Carmo (DEM). Seus adversários em Sergipe fazem “memes” com a democrata, criticam suas ausências em momentos importantes do parlamento, mas na 262ª posição ela está a frente de todos os oito deputados federais!

Para se ter uma ideia, dos 594 congressistas, o “melhor” deputado sergipano é Fábio Mitidieri (PSD) que figura apenas na 363ª posição, seguido de Gustinho Ribeiro (SD –  376º), Bosco Costa (PL – 437º), Laércio Oliveira (PP – 439º), Fábio Henrique (PDT – 474º), Fábio Reis (MDB – 480º), o senador Rogério Carvalho (PT – 530º), Valdevan Noventa (PSC –538º) e João Daniel (PT – 586º). Em síntese, entre os 350 melhores do Congresso Nacional, segundo o Ranking dos Políticos, apenas os senadores Alessandro Vieira e Maria do Carmo estão posicionados.

Este resultado nos leva a uma reflexão: o sergipano está bem representado no Congresso Nacional? O volume de recursos conquistados junto ao Governo Federal tem sido compensador para os municípios? Olhando para esses deputados federais, que podem até tentar responsabilizar o governo de Jair Bolsonaro (PSL), o que dizer da atuação do ex-deputado André Moura (PSC), que na legislatura anterior trouxe mais de R$ 1,5 bilhão em recursos para Sergipe? Quantas obras estão sendo realizadas em Aracaju com recursos conquistados por ele?

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) até hoje participa de inaugurações de obras e entrega de maquinários no interior conquistados por seu mandato ainda no governo de Michel Temer (MDB). Quem não se recorda da atuação dos ex-senadores Eduardo Amorim (PSC) e Valadares (PSB) pelo Hospital do Câncer e pelo Canal de Xingó, respectivamente? E o que os nossos deputados federais trouxeram, de volumoso, até agora? Apostando em renovação, o sergipano acreditou em muitos discursos no ano passado. Agora conta o tempo para superar tamanha decepção...

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário