quinta-feira, 21 de maio de 2020

INSENSÍVEL, EDVALDO SUSPENDE GRATUIDADE EM ÔNIBUS PARA IDOSOS! E O ESTATUTO?


Estamos diante de uma “guerra” contra um “inimigo invisível”! Estamos em meio a uma pandemia onde muita gente enche as redes sociais com “coleções de números” sobre infectados e vítimas do novo coronavírus (COVID-19). Muitos que sequer possuem gestos solidários com os que mais precisam, mas são verdadeiros “manipuladores da informação”, “lobos vestidos de cordeiros”, oportunistas, que geralmente possuem objetivos e metas bem estabelecidas. Isso tem em todo canto, e no meio político não seria diferente.  

São pessoas que usam do “sentimentalismo”, em especial destes momentos de dor e sofrimento, para ora se autopromoverem, ora para defenderem seus projetos políticos e pessoais. Mas, felizmente, existem “verdades que incomodam”, que precisam ser ditas para que setores da sociedade “despertem”, para que se mobilizem e atuem, para que sejam estimuladas a, pelo menos, refletir! Muita gente costuma dizer que “a Justiça é cega” por conta “da venda sobre os olhos”! Mas a própria imprensa, que este colunista é parte, em alguns momentos também tem “dificuldade em enxergar” as coisas...

Estamos em Aracaju, capital sergipana, terra das araras e dos cajus! Terra de muita história, capital de luta, de grandes movimentos sociais e sindicais! Mas, hoje em dia, “terra do silêncio” ou seria “terra do amém”? Em plena pandemia, no mesmo “modelo” do governador, o prefeito não consegue ser convincente, não comove mais a população a seguir o isolamento social. Quando o poder público não tem alternativas ou demonstra não ter poder de reação, ele “antecipa feriados, transfere pontos facultativos” para “forçar as pessoas a ficarem em casa”.

E outra coisa importante: é para “viver em isolamento” e não “curtir o isolamento”! Mas, superadas as “reflexões”, eis que chegamos à realidade: o prefeito das lutas sociais, da defesa da democracia e dos direitos humanos, com tanto gastos desnecessário que ele poderia cortar de sua administração, decidiu iniciar o “sacrifício” pela parte mais frágil: a Prefeitura de Aracaju, através de decreto do senhor Edvaldo Nogueira, determinou que os idosos “só podem se valer da gratuidade no transporte coletivo das 10h às 15 horas”, a partir desta quinta-feira (21).

Uma verdadeira “aberração administrativa”! Chega a ser pior do que o “Ctrl C” e “Ctrl V” dos decretos do “galeguinho” Belivaldo Chagas (PSD)”! Humildemente, a coluna dá uma “dica” ao prefeito de Aracaju, ao seu “time de secretários” e até para a maioria dos vereadores da capital: a gratuidade no transporte coletivo para idosos é um benefício garantido no Estatuto do Idoso, uma Lei Federal de nº 10.741/2003. Isso independente de dia e horário! Como perguntar não ofende, cadê o Ministério Público Estadual? Não viu este absurdo?

E, nesse caso, não caberia uma intervenção imediata do Ministério Público Federal? Especialistas em direito consultados por este colunista asseguram que se a Lei Federal não restringe o direito dos idosos, jamais um município poderia conceber condições restritivas deste porte! Ainda mais por decreto, que não passa de um mero ato administrativo! Uma afronta a um direito previsto em lei e o pior: quanta falta de sensibilidade com os idosos! Daqui a pouco o prefeito de Aracaju vai estabelecer que eles só tenham prioridade de atendimento em determinados horários! Um “show” de qualidade de vida...

Veja essa!

Vamos a um caso prático: um idoso está necessitando se deslocar para uma agência bancária, para comprar um medicamento ou até para comprar algo no supermercado ou feira livre. Para ter acesso à gratuidade do transporte coletivo ele terá que esperar às 9 horas para ter o benefício?

E essa!

Digamos que um idoso está com um problema em uma agência bancária e ele só consegue sair à tarde, quando o banco já está fechado. Se ele não chegar ao ponto até às 15 horas, ele perde a gratuidade e terá que pagar? É ou não é um “festival de trabalhadas” da Prefeitura de Aracaju? Uma aberração!

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário