segunda-feira, 11 de maio de 2020

SEM RESPIRADORES: SEGUNDO A FOLHA DE SÃO PAULO O CONSÓRCIO DE GOVERNADORES DO NORDESTE, PELA SEGUNDA VEZ, TEM A COMPRA DE RESPIRADORES CANCELADA PELOS FABRICANTES CHINESES.


Sem respiradores I

A coluna não vai precisar sobre o número de respiradores que viriam para Sergipe, porque não tem conhecimento real, apesar do ex-secretário de Saúde ter confirmado, recentemente, a compra de 60 novos respiradores com previsão de chegada entre os dias 10 e 15 de maio.

Sem respiradores II

Mas a Folha de São Paulo noticiou, na noite dessa quinta-feira (7), uma informação que é muito preocupante para a região Nordeste, e Sergipe em especial: o Consórcio de Governadores do Nordeste pela segunda vez viram ser cancelada a compra de respiradores de fabricantes chineses de empresas situadas em território dos Estados Unidos.

Consórcio atrapalhado I

Segundo a Folha, no final de Março, eram 600 respiradores cuja carga ficou retida no aeroporto de Miami (EUA) num contrato de R$ 42 milhões que não chegou a ser pago; com a exigência dos chineses de pagamento antecipado, o Consórcio Nordeste, através do governo da Bahia, resolveu comprar mil respiradores em meados de abril, pagando antecipadamente R$ 49,2 milhões por 600 deles.

Consórcio atrapalhado II

Ainda de acordo com a reportagem, a previsão para a entrega da primeira parte dos equipamentos era dia 20 de abril; os chineses chegaram a dizer que só entregariam 100 e no dia 28, o que findou não acontecendo. Metade do carregamento ficaria na Bahia e o restante para os demais Estados da região que fariam o pagamento diretamente o governo baiano.

Resumo da trapalhada

Os governadores do Nordeste adotaram uma posição de “independência” ao governo federal para poderem comprar, por conta própria, respiradores de fabricantes chineses. De março para cá, só em duas compras que não deram certo, foram 1,6 mil respiradores novos que não chegaram à região para o atendimento dos pacientes da Covid-19. Em síntese: os governadores “peitaram” o presidente e agora podem ser responsabilizados pela falta de assistência aos pacientes. Uma “lástima” quando se politiza a saúde…

Dados do IBGE

Este colunista analisou um levantamento divulgado pelo IBGE, sobre a realidade de dezembro passado, no que se refere à distribuição de respiradores, equipamentos que realizam ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves, nas unidades de saúde públicas e privadas do país.

Bomba!

Chamou a atenção, segundo o IBGE, para a realidade de Sergipe se comparando com os demais Estados da região. Sobre o quantitativo de respiradores, com 486 em dezembro, só ficamos à frente do Piauí (449 respiradores) em todo o Nordeste. No País, apenas superamos os Estados de Rondônia (442), Tocantins (306), Acre (144), Roraima (105) e o Amapá (88).

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário