terça-feira, 30 de junho de 2020

DINHEIRO QUE "BANCOU" A CORRUPÇÃO VAI PARA OBRAS E "SALVA" ESTADOS E MUNICÍPIOS.


A verdade que muitos setores da “grande mídia” escondem da sociedade brasileira é que o País atravessa um novo momento do ponto de vista da aplicação dos recursos públicos. E essa constatação está sim relacionada com a chegada de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da República. E a questão aqui não é gostar ou desgostar do chefe do Executivo, mas de reconhecer que o dinheiro que pertence à população, fruto da arrecadação de impostos passou a ter uma nova direção.

Algo que deveria ser comum, algo “normal” em Países desenvolvidos, para uma Nação em constante “desenvolvimento” o excesso de corrupção, sobretudo no setor público sempre foi motivo de vergonha internacional. Ao ponto dos investidores internacionais pensarem duas ou mais vezes antes de apostarem no mercado brasileiro. Muitos, inclusive, findaram desistindo do nosso País por avaliarem o “pedágio” aqui muito alto, incomum e fora da realidade.

O dinheiro que deveria ser revertido em ações e obras que servissem ao coletivo, ora parcialmente ou até de forma integral, tinha “outra destinação”. Seria um exagero dizer que a corrupção acabou no Brasil, mas é real reconhecer que os tempos são outros. Temos obras impactantes de infraestrutura em todas as regiões do País e aqui em Sergipe, só a duplicação da BR-101, iniciada ainda nos governos de Fernando Henrique Cardoso, agora já vive um ritmo diferente, com metas anuais estabelecidas.

Um bom exemplo é a polêmica obra de transposição de parte das água do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Apesar de muito questionada, a obra recebeu o investimento de milhões de recursos por governos anteriores, o eixo norte (divisa entre Pernambuco e Ceará), iniciado em 2007 e com prazo de conclusão em cinco anos, acaba de ser inaugurado. A ferrovia transnordestina, iniciada em 2006, ficou cerca de três anos completamente parada, mas foi retomada e deve ser concluída no atual governo.

Em síntese, o dinheiro que por anos vinha bancando a corrupção no Brasil, agora começa ser investido na prática. O maior exemplo é a eterna rodovia Transamazônica! E, diante da pandemia do novo coronavírus, esta constatação ficou mais evidente. Estados e Municípios, desde março, estabeleceram medidas de isolamento social e fechamento de várias áreas do setor produtivo. O desemprego cresceu, a arrecadação despencou e, ainda assim, o “contestado” governo federal foi decisivo!

Ninguém imaginava que o isolamento durasse tanto tempo; já são quase quatro meses com o governo nacional salvando e garantindo as folhas de pagamento de governadores e prefeitos brasileiros e seus respectivos fornecedores; foram três parcelas de auxilio emergencial e virão mais três; antecipação do FGTS e pagamento de parte dos salários dos trabalhadores de empresas privadas. Tudo sem paralisar obras e investimentos para a Saúde! O dinheiro público hoje, de fato, serve ao povo brasileiro. Já era hora...

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário