quarta-feira, 3 de junho de 2020

E O CONSÓRCIO NORDESTE? E AINDA, REPRESENTAÇÃO AO MPF IRÁ APURAR IRÁ APURAR DENÚNCIAS DE SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO PROCESSO DE LICITAÇÃO PARA A COMPRA E DISTRIBUIÇÃO DE 50 MIL MÁSCARAS DE PROTEÇÃO PELA SMTT ARACAJU.

Foto:  Fernando Vivas

Lembram-se do Conselho de Governadores do Nordeste que se uniram para “peitar” o presidente da República durante a pandemia do Coronavírus? Pois não é que o “Consórcio Nordeste”, presidido pelo governador da Bahia, pagou R$ 48,7 milhões para a compra de 300 respiradores chineses oferecidos por uma empresa para abastecer os nove estados nordestinos! Era tudo uma fraude! Felizmente a polícia desarticulou a quadrilha.

Operação Ragnarok

Deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, a Operação teve o apoio de órgãos de segurança do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Foram expedidos pela Justiça 15 mandados de busca e apreensão, cumpridos em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Araraquara. Entre os alvos da operação policial estão representantes da empresa HempCare Pharma.

Negócio da China

A “bronca” agora é que os governadores de cada Estado do Nordeste pagaram pela compra dos equipamentos chineses que nunca chegaram e que deveriam equipar os hospitais públicos, inclusive de Sergipe. Pressionada pelos governadores, a empresa chegou a alegar que entregaria respiradores brasileiros. Sobrou para o povão pobre que ficou “sem ar” nos hospitais. Resta saber como e quando o dinheiro empenhado será reembolsado pelo Consórcio…

Bomba!

Após representação formulada pelo Diretório Municipal de Aracaju do Partido Cidadania, o Ministério Público Federal (MPF) irá apurar as denúncias de supostas irregularidades no processo de dispensa de licitação para a compra e distribuição de 50 mil máscaras de proteção para prevenção ao Coronavírus por parte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Prefeitura de Aracaju.

Exclusiva!

O MPF transformou a denúncia recebida em inquérito para apurar ausência de transparência nas informações relativas ao processo de licitação para a compra de 50 mil máscaras e supostos indícios de fraude envolvendo a participação de empresas cujos sócios possuem vínculos familiares.

50 mil máscaras

No dia 30 de abril deste ano, a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, anunciou a compra de 50 mil máscaras para distribuição nos terminais de transporte público. Já no dia 6 de maio, a Prefeitura divulgou novamente a ação através da imprensa e do seu site. No dia 8 de maio, houve mais uma ação de distribuição de máscaras noticiada pela Prefeitura.

Investigação

A compra das 50 mil máscaras custou R$ 100 mil e foi realizada no dia 7 de maio, como fica evidente no Portal da Transparência da Prefeitura. Ou seja, será que a Prefeitura de Aracaju tinha as máscaras para distribuir antes mesmo comprá-las? Além disso, o MPF irá investigar o suposto indício de que as empresas participantes são todas de um município do interior e os sócios teriam vínculos familiares.

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário