quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ASPRA/SE É OFICIADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PARA SE MANIFESTAR ACERCA DE DOCUMENTOS JUNTADOS PELO CBMSE NO INQUÉRITO CIVIL QUE APURA A FALTA DE MANUTENÇÃO NA VIATURA APA (ALTA PLATAFORMA AÉREA). EM RESPOSTA, A ASSOCIAÇÃO APRESENTA UMA SÉRIE DE PENDÊNCIAS QUE AINDA PRECISAM SER RESOLVIDAS. CONFIRAM.


Na manhã desta quarta, dia 09, a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Sergipe, através do seu assessor jurídico Márlio Damasceno, respondeu ao ofício encaminhado pelo Ministério Público Estadual, através do Dr. Eduardo Lima para Matos, responsável pela Promotoria de Meio Ambiente e Relevância Pública, para que se manifestasse acerca dos documentos juntados pelo Comando do CBMSE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe), em relação à falta de manutenção da viatura APA (Alta Plataforma Aérea), em inquérito civil que tramita perante o Órgão Ministerial, para apurar tal fato.

No ofício resposta encaminhado pela ASPRA/SE, ressalta que, de algumas manutenções feitas pelo Comando do CBMSE no que concerne a citada viatura, existem ainda diversos problemas pendentes que enumeramos abaixo:

1) Banco do motorista sem regulagem de altura, o que dificulta bastante a dirigibilidade, o que pode ocasionar um acidente.
2) Faltam 04 (quatro) tampas stors de 4 polegadas nas admissões, que é importante para evitar a entrada de corpo estranho (areia, pedra, papel, etc.) na bomba de combate a incêndio, podendo danificar severamente o equipamento.
3) Iluminação do capô (estrobo) sem funcionar. Isso acaba dificultando a visibilidade dos outros motoristas na hora de dar passagem, principalmente no período noturno.
4) Falta moldura da dobradiça da porta do motorista, que foi perdida na época em que a viatura passou 07 (sete) meses na autoriza Scania.
5) Documento da viatura encontra-se vencido.
6) Plotagem da viatura precisa ser troca, visto que está se soltando.
7) Cilindro de ar respirável está na pendência de fazer o teste hidrostático.
8) A viatura tem um reservatório de 200 litros de LGE que precisa ser abastecido para possível necessidade em ocorrências de combate a incêndio.
9) Luz que indica falta de manutenção continua acesa no painel de controle da viatura.
10) Viatura necessita de lavagem e polimento em posto de lavagem, além de lubrificação da suspensão. Este serviço é feito anualmente na viatura nos meses de agosto em virtude do desfile das viaturas. Porém é interessante fazer para manter o zelo e cuidado, por uma viatura que é extremante cara financeiramente.
11) Nenhum dos operadores da viatura fizeram curso de operação da plataforma. Operam hoje apenas com as informações do dia da apresentação (entrega) da viatura e baseado no manual.
12) Manutenção trimestral venceu dia 08 do corrente mês e ano, necessitando que haja uma melhor programação e evite que a viatura fique baixada por falta de manutenção.
                                                    Informamos ainda a este Promotor de Justiça, que para obter uma operação completa da viatura APA-01, é preciso ter disponibilidade de 03 (três) militares treinados para o devido fim, sendo eles:  operador 01, operador 02 e operador 03, conforme as seguintes funções abaixo de cada um:

OPERADOR 01:
- Condutor da viatura
- Operador de expediente
- Responsável técnico pela viatura
- Opera a viatura a partir da mesa de giro
- Orienta e dá suporte ao operador de cesto
- Intermedia a comunicação entre o operador do cesto e o operador da bomba
- Responsável pelas operações de emergência em conjunto com o operador de cesto
- Responsável por garantir os meios para a operação segura do cesto (suprimento de ar respirável, estabelecimento correto da viatura e orientações espaciais).

OPERADOR 02:
- Operador auxiliar
- Responsável pela operação da viatura a partir do cesto de trabalho
- Auxilia o operador 01 no estabelecimento, estabilização e check da viatura para a ocorrência
- Responsável por manter a segurança dos demais tripulantes do cesto enquanto em operação
- Responsável por, juntamente com o operador 01 e o comandante da operação, escolher a melhor forma de atuação para solucionar a ocorrência de forma segura

OPERADOR 03:
- Condutor treinado na operação da bomba de incêndio da APA
- Responsável para garantir o fornecimento de água e/ou espuma para combate a incêndio
- Intermediar a comunicação entre o comandante da ocorrência e os demais operadores da viatura.

Ainda no expediente encaminhado ao MPE, a ASPRA/SE relata que espera que os problemas apresentados possam ser efetivamente equacionados para que a viatura APA possa funcionar corretamente e com segurança para os bombeiros miliares, não só para os que trabalham efetivamente com a mesma, bem como, para os que são colocados no cesto para içamento no combate a incêndio ou salvamento, zelando-se assim para que não ocorram acidentes durante a operação da mesma em ocorrências.

Confirmam abaixo o teor do ofício encaminhado pela ASPRA/SE ao MPE:




Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário