quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA CARREIRA - POR ERENITA SOUSA.


Certa vez, eu estava ministrando uma palestra sobre ‘crenças e valores’ onde a maioria do público eram jovens estudantes em busca de uma visão de futuro. Em certo momento um adolescente, lá no fundo do auditório, levantou a mão, e falou: 

• Coach, meus pais deveriam estar aqui. Quem disse que eu preciso fazer uma faculdade para ser alguém na vida? Eles insistem que eu faça um curso, mas eu desejo abrir um negócio.

Antes mesmo que eu respondesse, uma linda senhora muito elegante que estava sentada na primeira fila pediu a palavra. Levantou e se virou para o jovem, dizendo:

• Oh filho, quem me dera na sua idade ter uma coach falando todos esses ensinamentos pra mim. Com certeza minhas escolhas teriam sido outras. Em alguma razão, seus pais sabem o que dizem.

Apesar de toda elegância e sabedoria, eu podia ver nos olhos daquela mulher uma certa tristeza imersa numa reflexão profunda naquele momento. Com certeza ela estava tomando a voz dos pais daquele jovem.

Esse texto de hoje é para dizer que os pais e amigos, geralmente têm opiniões para distorcer as escolhas dos jovens, devido a acreditar que suas experiências foram fracassadas e desejam que os filhos vivam o que eles não puderam escolher. Todavia, os pais têm o dever de orientar seus filhos, mas não devem exigir que façam escolhas para agradá-los. A vida é um jogo, entretanto, tal como um esporte qualquer, exige esforço, dedicação, treinamento e estratégias. Então, não importa sua idade e qual tempo você deseja fazer novas escolhas, o mais necessário é a consciência da ação e de suas consequências. 

Durante toda a vida devemos procurar manter um profundo respeito pela família, dela vêm os exemplos, a índole, os princípios, os valores e laços afetivos. Ela é a única instituição capaz de provocar a mudança que queremos ver no mundo. Educação, trabalho, religião e ciência podem contribuir bastante, mas a família sempre foi e continuará sendo a base de tudo. 

Para onde você corre quando o dinheiro acaba? Para quem você recorre quando perde o emprego? Você assinaria um documento abrindo mão da parte que lhe cabe a herança? 

Saiba que talento não está diretamente relacionado com estudo, mas com o que a gente realmente gosta de fazer. Entretanto, quanto mais conhecimento, mais liberdade você terá para fazer suas escolhas e ter uma visão de futuro diferenciada da maioria.

Deixe seu comentário sobre este artigo. Caso precise tirar dúvidas ou conhecer mais meu trabalho, acesse o Instagram @erenita_sousa ou entre em contato através do WhatsApp (79) 99690-2846.

Erenita Sousa 

Consultora Empresarial

Coach Pessoal e de Carreira

Terapeuta Integrativa

Mentora de Líderes e Executivos

Colaboração de Erenita Sousa para o blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário