terça-feira, 27 de outubro de 2020

SEGUNDO PESQUISAS, VALADARES, ANDRÉ OU JACKSON SERIAM SENADORES ATUALMENTE!


Este colunista não quer tirar o mérito dos institutos de pesquisa sobre a intenção de voto do eleitorado, mas também não vai se negar, em respeito aos leitores, de trazer uma “lembrança” não muito distante, ou melhor, ainda bem recente e que está na memória de muita gente: a disputa pelas duas vagas de senador da República por Sergipe em 2018. Como o 1º turno daquele pleito foi realizado no dia 7 de outubro, este colunista pegou como “referência” uma pesquisa IBOPE, feita e divulgada faltando pouco mais de 15 dias para aquela eleição.

Encomendada pela TV Sergipe, ela foi realizada entre 17 e 19 de setembro de 2018, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SE-09662/2018, ouvindo 812 eleitores, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. Conforme aquele levantamento, o então senador Valadares (PSB) estaria reeleito com 26% das intenções, seguido de André Moura (PSC) com 21% e Jackson Barreto (MDB) com 18%. O quarto colocado na pesquisa era o Pastor Heleno (Republicanos) com 15%.

Os dois senadores eleitos naquela disputa, menos de 20 dias depois, Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania), pontuaram na pesquisa com 12% e 10%, respectivamente. Completaram a pesquisa a professora Sônia Meire (PSOL) com 5%, Henri Clay (PPL) com 4%, professor Jossimário (PSOL) e Adelson Alves (Patriota) com 2% cada e Cadu Silva (PSL) e Reynaldo Nunes (PV) com 1%; Clarckson Messias (PSTU) tinha 0%.  Ainda segundo o IBOPE, em setembro de 2018, 27% votariam branco ou nulo na vaga um e 36% na vaga dois; 24% disseram não saber.

Este colunista fez este “apanhado” num passado recente para provar ao leitor/eleitor em geral que, nem sempre as pesquisas que são divulgadas retratam o sentimento das pessoas, o “som que vem das ruas”; se alguém tem algo a contestar ou questionar sobre resultados de pesquisas atuais, que o faça judicialmente, acione o Ministério Público e a Justiça Eleitoral. Uma prova real está no levantamento acima, na disputa pelas duas vagas de senador da República, quando nenhum instituto antecipava que Rogério e Alessandro Vieira venceriam aquela eleição.

“De volta para o futuro”, este colunista se baseia agora nos levantamentos divulgados, recentemente, na disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju. Para alguns setores, a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) é apenas “uma questão de tempo”; mas faltando mais ou menos os mesmos 20 dias para a eleição, este colunista insiste que a corrida continua indefinida e que tudo é possível, desde a uma ainda improvável vitória no 1º turno, como também por uma mudança de configuração política excepcionalmente para o segundo turno.

Quem está na frente precisa acreditar que a eleição só acaba (pelo menos no 1º turno) às 17 horas do próximo dia 15. Como também, quem não aparece na dianteira, não pode desanimar e não custa acreditar até o fim. Faltando 20 dias para a eleição, em 2018, Rogério e Alessandro estavam fora do páreo! Segundo as pesquisas da época, Valadares, André ou Jackson seriam os senadores eleitos atualmente! E se um deles ou os dois desistissem naquele momento? A melhor pesquisa ainda é a manifestação popular. É o voto na urna quem decide uma eleição...

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário