segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

CAPITÃO SAMUEL CONCEDE MEDALHA POR BRAVURA AO ÚNICO POLICIAL DA ATIVA AMPUTADO EM SERGIPE.






A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) entregou ao sargento da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Hérmerson Tadeu Silva Menezes, a Medalha de Mérito de Superação “Flávio Primo”. O reconhecimento público da Casa se deu por militar, diante de seus esforços, ter contribuído com o desenvolvimento de uma consciência de respeito e integração das pessoas portadoras de deficiência. A entrega da medalha ocorreu na manhã de hoje (21) no gabinete da presidência da Casa Legislativa, e foi uma iniciativa do deputado estadual, Capitão Samuel (PSC).

Há um ano e meio, um grave acidente motociclístico envolvendo o sargento Hérmeson Tadeu parecia o afastar definitivamente da suas atividades na vida de militar. Na colisão com um outro veículo, uma das suas pernas teve que ser amputada, e , após cirurgias, e briga pela vida, a condição de o sargento  andar foi condicionada ao uso de uma prótese eletrônica biônica.  

Segundo explicou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, após o acidente o sargento  Hérmerson o fez um único pedido: de que ele o deixasse servindo comumente na corporação.  O coronel assim permitiu acontecer, e o manteve na ativa. Diante desse cenário, no último dia 03 de dezembro, o sargento teve seu primeiro confronto com bandidos, onde sozinho, conseguiu imobilizar e prender dois meliantes, procurados  por várias assaltos na capital sergipana. 

“Inicialmente eu quero agradecer bastante a iniciativa do deputado Capitão Samuel, do presidente Luciano Bispo por esse reconhecimento. Num determinado momento da carreira, o sargento sofreu um acidente e a única coisa que ele nos pediu no momento que fomos visitá-lo no hospital foi que ele pudesse permanecer na corporação trabalhando, mesmo tendo um problema físico sério, e naquele momento nós entendemos que isso era importante  se fazer. Conseguimos, dentro da legalidade, o atender. Não foi surpresa para nós esse espírito de policial militar que a gente  tem quando entra na corporação. Então, naquele momento, ele não pensou e agiu.  É  muito importante sempre homenagearmos os nossos heróis, em vida, porque a nossa atividade realmente é bastante difícil, nós precisamos reconhecer esse heroísmo, muitas vezes anônimo, desses policiais que estão nas ruas”, declarou o coronel Marcony.

“Esse reconhecimento é da sociedade, pois é vindo da Casa do Povo. Essa sociedade que vê a ação e a importância de todos nós, os policiais”, conta o homenageado, que recebeu a homenagem ao lado de sua esposa, Vanessa Santana, dos seus dois filhos, e  também do seu pai, irmão e cunhado.

” O coração da gente aperta cada vez que ele saí para esse árduo trabalho, principalmente após o acidente. Mas, graças a Deus ele tem êxito. Atuou ativamente diante do confronto com dois meliantes neste mês de dezembro. O  instinto policial, após 22 anos de polícia, falou mais alto. Houve troca de tiros e ele conseguiu prender  os dois assaltantes. Sem algemas, meu marido usou o seu próprio cinto para isso”, conta emocionada e orgulhosa a esposa do sargento, Vanessa.

“Essa Casa sempre irá receber com muito respeito a polícia de Sergipe. Essa é a Casa de todos, é a Casa dos iguais. Essa é  Casa de respeito a todos os sergipano. É daqui que saem as leis e a governabilidade para o povo. A vida dos policiais nos importa, pois eles arriscam suas vidas pelas vidas das nossas famílias, por isso essa homenagem e reconhecimento desta Casa. Agradeço ao amigo deputado Capitão Samuel pela indicação. Samuel é um homem que trabalha no Batalhão da Restauração na recuperação de vidas,  ajudando as  famílias dos assistidos, que sofrem com a situação. Sei que quem vai recompensá-lo um dia não é o voto, é Deus! “,  salientou o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo  (MDB).

O autor da propositura, Capitão Samuel, destaca que ele poderia optar em estar na reserva, mas decidiu continuar na ativa, servindo a sociedade. “Ele estava de folga, e no ímpeto, no espírito de policial, agiu com êxito. Vamos pedir ao governador do Estado a promoção por ato de  por bravura do sargento Hérmerson”, revelou o parlamentar.  Um  processo de apuração por ato de bravura será feito, onde havendo o reconhecimento oficial da bravura por parte da corporação, o governador de Sergipe poderá concedê-lo ao sargento Hérmerson.

Fonte e fotos:  Alese (Stephanie Macêdo)

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar o cmdt geral cel.Marcony Cabral,por promover a inclusão em sua gestão,mesmo com a perda de um membro,superior ou inferior,ISSO não tira o direito do cidadão querer continuar trabalhando,as tecnologias acessíveis,são hoje muitos dos muitos recursos que as pessoas com deficiência encontram para tocarem suas vida. Tambem parabenizo o Cap.Samuel por essa iniciativa. Disso tudo,só lamento que algumas pessoas continuam usando nomeclatura arcaicas para se portar as pessoas com deficiência,usando ainda a palavra (PORTADOR)onde em 2012 a ONU,Já reconheceu que somos pessoas,independente de nossas especificidades,que a três o congresso Nacional,também entendeu isso é aboliu essas palavras de nossos vocabulários,pne,portadores,deficiente físico,não existem mais gente.luiz Carlos conselheiro estadual dos direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades em Sergipe.

    ResponderExcluir