quinta-feira, 22 de abril de 2021

AGENTES TERCEIRIZADOS QUE ATUAM NOS PRESÍDIOS QUEREM PRIORIDADE NA VACINAÇÃO.


Argumentando atuação direta no sistema de segurança das unidades prisionais do estado, os prestadores de serviço terceirizado destes locais querem ser incluídos dentro do grupo prioritário do plano de vacinação contra a Covid-19, dentro da categoria de profissionais das forças de segurança e salvamento.

A demanda foi exposta por Antonio Luiz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados, Prestadores de Serviço e Agentes Disciplinares Penitenciários (Sintradispen).

Em sua avaliação, mesmo com um rigoroso processo de higienização pessoal da entrada até a saída dos funcionários, os colaboradores da categoria correm risco iminente de contágio, uma vez que fazem parte da equipe de segurança tanto quanto os policiais penais, que já foram incluídos no grupo prioritário.

Dados do sindicato revelam que no ano passado, 60 casos e um óbito foram constatados entre indivíduos da categoria. Com relação a 2021, aproximadamente 25 casos de afastamentos pela doença ocorreram nestes primeiros meses.

“Dentro deste grupo estão alocados 540 colaboradores que desempenham ações que vão desde a triagem das visitas que chegam para os internos até o acompanhamento dos detentos em suas atividades diárias, ou seja, correndo riscos constantes”, esclareceu o presidente do Sintradispen.

Segundo Antonio, buscando celeridade no aceite da solicitação, foi o envio de ofícios para a Assembleia Legislativa do estado, como também para a Secretaria de Estado da Justiça, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público Estadual. O presidente afirmou que no momento, o Sindicato e os servidores aguardam o retorno destas entidades.

A equipe de reportagem do Portal Fan F1 entrou em contato e questionou representante da Secretaria de Estado da Justiça quanto ao ocorrido. Em resposta, alegou-se desconhecimento sobre a solicitação até o momento e que o órgão compromete-se a apurar o recebimento de tal ofício para fornecer retorno.

Fonte e foto:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário