quinta-feira, 22 de abril de 2021

ASSÉDIO SEXUAL DE PASTORES: SOCIEDADE QUER MAIS INFORMAÇÕES DA INVESTIGAÇÃO.

Este blog foi o primeiro espaço jornalístico a divulgar que um grande escândalo no meio evangélico iria estourar aqui em Sergipe. Isso foi em 18 de março deste ano.

De lá para cá vários veículos de comunicação já trataram sobre o assunto, entrevistando vítimas e o Pastor Maurício Romeiro, que de modo corajoso criou o Movimento Púlpito Renovado e passou a acolher e receber voluntariamente depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de assédio sexual por parte de Pastores, oportunizando-lhes amparo jurídico e psicológico.

A assessoria jurídica do Movimento chegou a produzir um dossiê com fotos, vídeos, áudios e prints de conversas dos assediadores com as vítimas, onde fica claro o abuso e o constrangimento que praticavam, tendo tal dossiê sido protocolado junto à Delegacia de Grupos Vulneráveis e também no Ministério Público.

Pois bem, transcorridos mais de 30 dias, os órgãos responsáveis por apurar o teor das denúncias informam que as investigações estão em andamento, porém, em nome do interesse público, é preciso que se preste maiores informações para a sociedade. Por exemplo, quantas vítimas já foram ouvidas? Qual o prazo para a conclusão das investigações? Essas e outras perguntas até aqui sem respostas já começam a inquietar a sociedade.

O blog confia plenamente no excelente trabalho dos responsáveis por apurar esses fatos e espera que esse assunto seja devidamente apurado e resolvido o mais rapidamente possível, lembrando sempre que na ocorrência de um hipotético arquivamento do inquérito, isso não vai significar que os pastores sejam inocentes e que os assédios não existiram, vai significar apenas que não cometeram crime, mas nada afastará no plano civil, moral, ético e religioso o julgamento de que se trata de condutas reprováveis e abjetas, que cobrem de imundície qualquer biografia, ainda mais vindo de quem deveria ser exemplo para muitos.

Em algum momento a mídia nacional vai divulgar este escândalo. Tem gente que se acha poderoso e “intocável.” A sociedade sergipana não acredita que a impunidade “reinará”.

Um pastor está sendo investigado pela Polícia Civil de Goiás por importunação sexual contra uma menina de 14 anos, em Goiânia

Ele foi gravado, de forma escondida, pela própria vítima com um aparelho celular. Na gravação, na casa da adolescente, o pastor pede um beijo à menina, que recusa, mas ele insiste, consegue e até oferece dinheiro a ela. O homem também fala para a adolescente apagar as conversas entre eles que estão no celular… Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/04/21/garota-de-14-anos-esconde-camera-e-filma-abusos-de-pastor-em-goiania.htm?cmpid=copiaecola

DAGV explica que inquérito está adiantado e pastores serão ouvidos após concluir depoimentos de mulheres

O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil mantém as investigações em torno de denúncias sobre supostos crimes praticados por líderes religiosos ligados à Igreja do Evangelho Quadrangular, em Aracaju. Na tarde desta terça-feira (20), a delegada Renata Aboim, que conduz o inquérito policial, disse que vai concluir a coleta de depoimentos das mulheres e ouvirá os dois pastores, logo após a conclusão dessa fase do inquérito.

Dilatação do prazo

O inquérito foi instaurado no dia 23 de março, quando foi registrado um Boletim de Ocorrência no plantão do DAGV, relatando crimes praticados contra mulheres, membros da Igreja do Evangelho Quadrangular. As equipes estão atuando para concluir as investigações o quanto antes, mas a Polícia Civil pode pedir dilatação do prazo, a depender do ritmo das investigações e dos indícios e provas que surjam durante o processo.

Vítimas primeiro

Segundo o DAGV, a advogada e o Movimento responsável pelo caso estão em constante contato com a delegada que preside o inquérito policial e estão acompanhando pessoalmente todos os passos da investigação. Os pastores ainda não foram chamados, pois todas as vítimas serão ouvidas primeiro, seguindo um procedimento básico na atividade de investigação policial, sobretudo os casos que envolvem o DAGV.

Rito

“Podem surgir outras vítimas e teríamos que chamar os investigados novamente. O rito não é esse. Vamos esgotar as informações necessárias para o inquérito que estão sendo apresentadas pelas mulheres. Estamos acostumadas com procedimentos similares. Portanto, estamos fazendo todos os procedimentos com discrição, sem pressa, e baseados em procedimentos técnicos de investigação policial para que tudo seja devidamente esclarecido”, informou Renata Aboim.

Contatos

Em Aracaju, o DAGV está localizado na Rua Itabaiana, no Bairro São José, através no número (79) 3205-9400. Em Nossa Senhora do Socorro, a delegacia fica na Rua 24, 168, Conjunto João Alves Filho. O contato é feito pelo (79) 3279-2450. Também é possível fazer denúncias pelo 181 ou 190. O sigilo é garantido.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário