quarta-feira, 16 de junho de 2021

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE INICIAL CURSO DE ATENDIMENTO A TENTATIVA DE SUICÍDIO.



O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou, na última segunda-feira (14), o Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS). O evento é fruto de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). As atividades acontecem no auditório do Quartel Central, em Aracaju/SE, e vão até o dia 18 de junho, com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos militares a respeito de como deve ser conduzida uma abordagem nesse tipo de ocorrência. Foram disponibilizadas 32 vagas, sendo 12 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e 17 para os demais militares do CBMSE, além de três vagas  para outras instituições militares.

O curso terá duração de 40h e abrange disciplinas como: conceito, histórico, epidemiologia, fases e modelos explicativos do suicídio; aspectos psicológicos/função gatekeeper (guardião da vida); princípio e estratégias de intervenção baseada em escuta e diálogo e negociação em tentativa de suicídio; aspectos jurídicos e direitos humanos em relação ao suicídio; sistema de comando e incidentes (operações) aplicado a tentativa de suicídio e simulado de mesa; brincadeiras perigosa e jogos de não oxigenação; imobilização humana; técnicas de rapel em resgate para tentativa de suicídio; simulados práticos de intervenções comunicativas e físicas em tentativa de suicídio. 

Durante a solenidade de abertura, o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, agradeceu a participação dos militares do Ceará, da Bahia e de Minas Gerais e comentou sobre a importância da oferta do curso para a carreira dos bombeiros. “É uma honra receber todos esses militares aqui e eu tenho certeza que teremos 40 horas de muita instrução e muito conhecimento, porque serão passados aprendizados de extrema importância para que nossos militares continuem fazendo o que sabem de melhor, que é salvar vidas. Nossa missão é servir e nós poderemos permanecer servindo ao próximo com mais qualidade”, disse. 

Para o instrutor do curso, o tenente-coronel do CBMCE, José Edir Paixão de Souza, o objetivo principal da realização desta semana de aprendizados, é a valorização da vida. “Os alunos vão aprender especialmente sobre suicidologia, prevenção de suicídios e intervenção em urgência e emergência. Nós precisamos estar preparados para esse tipo de ocorrência porque, infelizmente, existem poucas pessoas no mundo que são de fato preparadas. Nós temos uma força muito grande de base científica no nosso curso, não somente das experiências que tivemos no passado, mas também porque estamos trazendo experiências de outros países para podermos interagir”, ressaltou.

Fotos: Vitória Lima

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário