segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A "TENSÃO POLÍTICA" NO BRASIL TEM MUITOS "CULPADOS" E UM DELES É A CORRUPÇÃO.


Para este colunista está claro que há um esforço concentrado para tentar minimizar os atos de apoio ao governo do presidente Jari Bolsonaro (sem partido) previstos para o próximo dia 7 de setembro (Dia da Independência do País) em vários Estados brasileiros. Embora reproduzam com, certa insistência, que as pesquisas de intenção de votos para 2022 não favorecem a Bolsonaro, embora apontem uma série de defeitos ao presidente, há sim uma preocupação com os atos que serão realizados em breve.

Este colunista não vai negar os problemas do atual governo, em especial os que são enfrentados diretamente pelos mais pobres como o litro de gasolina em torno de R$ 7; botijão de gás perto de R$ 100; preços exorbitantes cobrados nos supermercados; carne, frango, feijão e arroz com preços nas alturas…tá tudo muito caro, é verdade, mas há uma série de fatores em torno disso, são diversos os interesses e é preciso ter coragem (e vontade) para dizer: a culpa não é apenas do governo federal!

Há um “jogo” em andamento onde alguns setores trabalham abertamente para atrapalhar ou inviabilizar o governo Bolsonaro. É bem verdade que muita gente não entende determinadas posturas do presidente. Em alguns momentos a impressão que se passa é que ele busca “inflar”, tencionar a relação com outras instituições e setores. Mas o que para uns pode parecer “polêmica”, para muitos outros simboliza “coragem” por se impor e não se dobrar a pressões do setores do Poder Judiciário.

Mantendo o compromisso de dizer a verdade ao povão, este colunista reforça que existem sim diversos problemas na gestão do presidente Bolsonaro, mas a constatação que se tem é que, se como muitos dizem que o Brasil não aguenta mais tanta tensão política, outra verdade é que o brasileiro não quer nem ouvir falar em corrupção! E o que uma coisa tem com a outra? Muitos que condenam a “tensão”, geralmente “alimentam” alguns conflitos por interesses diversos, dentre eles a “corrupção”…

O cidadão comum está mais exigente, o “monopólio da informação” foi quebrado pelas redes sociais e hoje, fake ou fato, a notícia chega na palma da mão do brasileiro, através de um aparelho celular. Por mais que a “grande mídia” tente impor na cabeça das pessoas uma realidade, esse mesmo cidadão tem agora um senso crítico mais apurado para avaliar e definir o que ele acha certo e o errado. É nesse momento que as “raposas” tentam se passar por “ovelhas” para ludibriar as pessoas…

Este colunista não acompanha apenas o governo atual; já conviveu e recebeu informações dos bastidores de outras gestões federais. Há quem não goste de Bolsonaro pelo o que ele faz e fala, mas, justiça seja feita, há também uma parcela que induz os demais a ficar contra porque ele não representa seus interesses políticos e/ou econômicos/financeiros. A teoria de “golpe” é só mais uma narrativa de quem se alimenta da corrupção, de quem vive nas sombras e da manipulação…

Fonte:  Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário