domingo, 29 de agosto de 2021

ASSALTOS ASSUSTAM MORADORES DO PARQUE DOS FARÓIS, EM SOCORRO.

Entre 2020 e 2021 o bairro registrou 153 roubos, 95 furtos e 12 homicídios

Todo lugar está propenso a assalto e violência por parte dos criminosos que estão em toda parte, é fato. Mas a situação começa a entrar na zona de urgência quando esses crimes acontecem diversas vezes, deixando a população em pânico e se questionando sobre falta de segurança policial nas redondezas e o descaso do poder público com a situação. Essa é a realidade dos moradores do bairro Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, que estão assustados com a onda de assaltos e atitude violenta dos infratores.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), entre o ano de 2020 e 2021 o bairro registrou 153 roubos, 95 furtos, 12 homicídios dolosos, seis estupros de vulneráveis e três estupros.

No último dia 26, criminosos fizeram um arrastão em uma das praças da região e roubaram diversos celulares e objetos pessoais dos que estavam no local. Esses moradores possuem um grupo no WhatsApp em que comunicam sobre diversos assuntos relacionados ao bairro, como a questão dos roubos e falta de medidas públicas para frear a criminalidade. Para os populares, a falta de iluminação facilita a ação dos criminosos.

A equipe do Jornal da Cidade teve acesso às reclamações por meio do grupo no aplicativo de mensagens, ouviu os relatos e buscou o posicionamento das entidades responsáveis pela segurança pública da região.

Segurança deficiente

O vereador Robson Santos reconhece que há, sim, uma deficiência na segurança da região. “Essa deficiência é por conta da própria segurança pública. Como eu faço parte de uma Comissão de Segurança da Câmara, nós tivemos uma audiência com o secretário de Segurança Pública e nós cobramos a melhoria na segurança não só do Parque dos Faróis, mas em todo o município. Como eu sou da região sul do Parque dos Faróis, eu pedi por aquela região ali e pedi o apoio da polícia especializada no sentido de dar suporte à 3ª Companhia que se encontra no bairro, que fazem a ronda diária, mas às vezes não é suficiente e precisa de um apoio”, afirma.

Sobre a questão da falta de iluminação no bairro e este vir a ser um dos motivos para a onda de criminalidade, o vereador rebate.

“Houve um curto-circuito na rede e, assim que se soube, buscamos o secretário responsável e o pessoal verificou o problema, que era a quebra de uma peça. Hoje pela manhã uma equipe foi lá e trocou o disjuntor, me mandaram até uma foto do disjuntor queimado, quebrado, que foi trocado. Ou seja, a partir do primeiro momento nós buscamos a solução desse problema”, explica.

Mais um caso

“E isso não aumentou a violência, a questão de ontem do assalto foi mais um caso como outros que vêm acontecendo diariamente em todos os lugares, não foi simplesmente por causa dessa falta de luz. A praça está apenas com dois postes de luz altos, né, com a luz, iluminando, ela não estava totalmente sem iluminação, mas hoje toda a iluminação já foi restaurada”, completa.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar também se manifestou sobre os assaltos no bairro. “O policiamento no Parque dos Faróis é realizado diariamente com equipes do 5º Batalhão, reforço da Força Tática, equipes da Rádio Patrulha e Batalhão de Choque, com o planejamento estratégico de acordo com os dados estatísticos, por isso é de fundamental importância sempre fazer o registro da ocorrência, para identificar a mancha criminal, a fim de direcionar o policiamento ostensivo e preventivo na respectiva localidade”, diz a nota.

Fonte:  Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário