segunda-feira, 1 de novembro de 2021

HOMEM AMEAÇA SERVIDORA POR COMPROVANTE DE VACINAÇÃO EM ARACAJU. HOMEM APRESENTOU ARMA E DISTINTIVO PARA TÉCNICA DE ENFERMAGEM, SE DIZENDO POLICIAL.


A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju registrou boletim de ocorrência contra homem que se passou por policial e ameaçou servidora de ponto de vacinação. O fato ocorreu no último dia 19, no drive-thru do Parque da Sementeira, quando um veículo passou por todas as estações de atendimento de vacinação de segunda dose e, ao chegar à última estação, o passageiro apresentou arma e distintivo para a técnica de enfermagem, afirmou ser policial e deixou o local em posse do cartão de vacinação preenchido com as duas doses, com lote de imunizante e data.

De acordo com depoimento da técnica de enfermagem que abordou o veículo, o homem disse que estaria perseguindo o carro da frente. De posse das imagens do circuito de segurança do Parque, a SMS identificou placa e proprietário do veículo, cujo nome consta na lista de usuários que deram entrada para segunda dose naquele dia no local.

O registro de segunda dose não foi lançado no prontuário eletrônico e o cartão de vacinação não foi assinado. Dessa forma, a anotação de segunda dose realizada no cartão de vacinação não tem valor documental para apresentação em espaços públicos ou serviços que exijam comprovação de imunização.

O caso está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), por meio da 1ª Delegacia Metropolitana, que já adotou as medidas necessárias para intimar o envolvido. A SSP também informou não haver servidor do órgão com o nome e o CPF apresentados no local de vacinação.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, lamentou o ocorrido e reafirmou a eficácia da vacina, que já alcançou 89,82% da população aracajuana acima de 12 anos.

“É inadmissível nossas equipes passarem por esse tipo de situação. Acreditamos que a pessoa seja negacionista e que quis o comprovante de duas doses pela obrigatoriedade de apresentação em espaços públicos. A eficácia da vacina é comprovada pelas reduções de casos e de óbitos em Aracaju e no país. Este mês, os leitos municipais para covid passaram quatro dias consecutivos sem registro de internação, mostrando a relação direta entre vacinação e diminuição de casos da doença”, afirmou.

A gestora também ressaltou que os pontos de vacinação contra covid contam com câmeras de monitoramento e com rondas frequentes da Guarda Municipal.

Fonte: PMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário