quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O RISCO "IMINENTE" PARA A ECONOMIA COM UMA NOVA PANDEMIA.


Este colunista não é adepto da onda de “negativismo” que tomou conta da “grande mídia” nos últimos anos, mas pelo compromisso com a boa informação e com a verdade dos fatos, faz um alerta para a sociedade em geral, mas em especial, para os “governantes” e homens públicos “de plantão” do nosso Estado: vamos iniciar 2022 com o grande risco de uma nova pandemia da covid-19 (agora por causa da variante Ômicron) que pode ser tão impactante para a nossa economia como foram as variantes anteriores.

O desemprego no País deu uma “desacelerada” nos últimos meses, com o início da retomada econômica. Com o retorno das atividades presenciais, muitos postos de trabalho foram recuperados e/ou recriados. Os empregos de carteira assinada também voltaram a crescer, sem contar o cada vez maior mercado informal. Em síntese, o dinheiro voltou a circular e, mesmo com muitas dificuldades, com alguns brasileiros lutando para se manter, para se alimentar, o fim da pandemia parecia próximo e ascendeu-se uma luz no horizonte.

Mas a grande verdade é que o mundo inteiro está apavorado com o crescimento assustador de novos infectados com a covid-19, desta vez com a variante Ômicron. Há um surto de influenza que está confundindo as pessoas com sintomas gripais agudos e que vem superlotando os postos de saúde e hospitais (públicos e privados) em nosso Estado, mas “silenciosamente” há o risco da nova variante, que já é uma realidade na Europa, EUA e em alguns países da América do Sul, ganhar “corpo” nos primeiros meses do novo ano.

Nem precisa lembrar o que, infelizmente, pode ocorrer novamente em 2022: uma série de medidas restritivas que podem comprometer o “ir e vir” das pessoas, atingindo em cheio diversos setores produtivos da nossa economia, com o turismo, eventos, educação e o próprio comércio. É bem verdade que a vacinação continua ocorrendo em nosso País e em nosso Estado, mas já mais “experientes”, nossos governantes precisam ter cautela em suas decisões porque muitos desses setores da economia (considerando apenas os que resistiram à outra variante), não suportariam um novo fechamento.

Este colunista não está colocando a economia acima das vidas, mas mantém a mesma linha desde o início da pandemia: os cuidados com a saúde e a preservação dos empregos e postos de trabalho devem caminhar em perfeita sintonia. Se já temos brasileiros passando fome, jogados nas ruas e avenidas, sobrevivendo graças aos auxílios dos governos, federal e estadual, com uma nova pandemia, com novos “fechamentos”, teremos uma situação ainda mais difícil e quase que insustentável. A mensagem aqui é de fé e otimismo, mas também de atenção para quem decide e governa. Há muita coisa em jogo...

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário