terça-feira, 18 de janeiro de 2022

TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE SAMU E O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE NÃO ESTÁ AGRADANDO A TROPA. RECLAMAÇÕES FORAM LEVADAS AO CONHECIMENTO DO BLOG ESPAÇO MILITAR E DA ASPRA/SE.


O termo de cooperação entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) não está gradando em nada a tropa.

O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) receberam diversas reclamações de bombeiros militares referente a tal termo de cooperação.

Inicialmente se faz destacar que o termo de cooperação firmado não passou pela ALESE (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe) e está obrigando aos bombeiros a trabalharem junto com alguns integrantes do SAMU, em uma ambulância chamada SIV (Suporte Intermediário de Vida) desde dezembro do ano passado, expondo cada vez mais os bombeiros a riscos biológicos, que o serviço do SAMU apresenta, sem contar ainda, o que deixa a tropa ainda mais revoltada, é que os bombeiros trabalham o dobro da carga horária do SAMU e não recebem insalubridade. Só lembrando, que os bombeiros já não recebem periculosidade.

Com vários problemas, os bombeiros militares estão sendo "assediados" a obedecer a regulação médica do SAMU, desconhecendo o blog Espaço Militar e a ASPRA/SE de previsão legal para os militares terem subordinação aos integrantes da Secretaria de Saúde, que são civis, o que chama a atenção.

Quem perde com isso é a sociedade, pois fica uma confusão só, ou seja, quem manda? Se não bastasse o baixo efetivo do CBMSE. Aí perguntamos: por que a Secretaria de Estado da Saúde não monta a própria equipe do SIV?

Cabe salientar ainda que os bombeiros entram em área quente (incêndio, tiroteio, desastres de todos os tipos) e o SAMU não entra.

Outra perguntas que deixamos e aguardaremos ansiosos pelas respostas: OS BOMBEIROS IRÃO RECEBER INSALUBRIDADE? OS BOMBEIROS MILITARES VÃO RECEBER ORDENS DOS CIVIS DO SAMU? QUANDO TIVER UM INCÊNDIO, O SAMU VAI FICAR NO MEIO DA RUA OU OS BOMBEIROS IRÃO ATENDER AS VÍTIMAS DO INCÊNCIO OS COLEGAS DE FARDA?

Com a palavra as autoridades competentes para esclarecerem as perguntas e o termo de cooperação, estando o blog à disposição através do e-mail: espacomilitar@hotmail.com

Confiram abaixo na íntegra o termo de cooperação que foi firmado:








Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário