quarta-feira, 16 de março de 2022

USUÁRIOS REPROVAM ATENDIMENTO DO IPESAÚDE.

De acordo com o professor Roberto Carlos Delma, as vagas disponíveis para o mês de abril já estão esgotadas, sendo que ainda é metade de março.

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipes) vem sendo alvo de críticas devido à demora e complicações para marcação de consultas em diversas especialidades disponibilizadas pela instituição.

Pacientes estão insatisfeitos e pedem que o hospital repense a logística do atendimento virtual e aumente a quantidade de vagas e horários para consultas médicas. Nesta terça-feira, 15, um usuário explanou ao JORNAL DA CIDADE a sua indignação com a luta para conseguir ter o atendimento.

De acordo com o professor Roberto Carlos Delma, as vagas disponíveis para o mês de abril já estão esgotadas, sendo que ainda é metade de março. Hoje, a partir das 7h da manhã, tentei novamente agendar uma consulta por telefone e chat no site do Ipes e diz que não tem mais vagas. É um absurdo, quatro vagas esgotadas para o mês de abril no dia de hoje. E só pode agendar desta forma remota e não mais presencial. Hoje tentei marcar um urologista. Mas outras também especialidades seguem o mesmo problema de marcação. Como, por exemplo, pediatria. Muita demanda e poucos profissionais. Quando tenta marcar para médicos credenciados de fora, eles ofertam poucas vagas, para não tomar calote do Ipes, como já aconteceu, de acordo com alguns médicos”, fala.

No mês de dezembro de 2021, o problema foi exposto pelo deputado estadual Georgeo Passos, que usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para cobrar melhorias no atendimento e disponibilidade de consultas. “Sabemos que no ano passado, devido à pandemia, as coisas estavam mais difíceis. Mas agora que os índices estão menores, não dá mais para aceitar. As reclamações dos usuários estão aumentando bastante. A situação está insustentável e nós precisamos fazer algo sobre essa questão, já que os usuários estão pagando caro e em dias por um serviço e não estão tendo o devido retorno”, disse o deputado.

Ipesaúde

Em contato com a assessoria do Ipes, coordenada por Bruna Cury, foi informado que a instituição segue com estratégias para melhorar a logística. “Desde novembro, com a nova administração do Ipes, a gente vem tentando credenciar novas clínicas e novos profissionais de saúde para trabalhar no Ipes. Então, médicos de qualquer especialidade que querem atender no Ipes ou pelo Ipes, entre em contato com a gente na central de credenciamento”, informa.

“A gente trabalha com 110 mil vidas no Estado, certo? E hoje, em urologia, que é a denúncia do servidor, a gente tem no centro de especialidades, que é no próprio centro do Ipes, que é marcado pelo call center, pelo chatbox ou pelo whatsapp, realmente tem uma quantidade limitada de vagas por dia. Então, se o servidor ligar num dia que já tenha esgotado, ela realmente vai ter que ligar no próximo dia. Mas a gente tem cinco clínicas credenciadas com urologistas que atendem pelo Ipes. Portanto, se ele não conseguir no próprio centro, ele pode procurar atendimento nessas”, explica.

Faltas

A assessora também expõe o problema gerado pelos pacientes faltosos, que marcam as consultas e não comparecem. “Só para ter uma ideia, em urologia, de janeiro a março, houve 410 agendamentos, 306 atendimentos desses 410, que dá um total de 104 faltas. Então, também muitos beneficiários marcam e não aparecem para a consulta. Ou seja, eles tiram a vaga de alguém que realmente necessita.

Fonte e foto:  Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário