quarta-feira, 25 de maio de 2022

DEFESA CIVIL ORIENTA POPULAÇÃO PARA CUIDADOS DURANTE INCIDÊNCIA DE VENTOS FORTES E CHUVAS.


Com o decorrer das primeiras 24 horas do alerta de chuva em Aracaju, os sensores utilizados pela Defesa Civil para o monitoramento climático da capital registraram ventos com velocidade acima de 40 km/h. Para contribuir com a segurança da população, em especial das pessoas que residem em áreas de riscos, o órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) orienta sobre os cuidados a serem adotados diante desse fenômeno natural.

Somente nesta quarta-feira, 25, foram registradas 13 ocorrências relacionadas à incidência de ventos fortes, entre elas, o risco de queda de árvore e a queda, efetiva, de algumas delas; avaliação de riscos estruturais de painéis publicitários e riscos estruturais em imóveis. Todas as situações foram atendidas e as providências necessárias adotadas, inclusive, junto aos demais órgãos da gestão municipal.

O secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, orienta que a população, ao transitar em vias, devem redobrar o estado de observação, com relação a sinais de risco para queda de árvores e painéis de publicidade. "As pessoas não devem se abrigar próximo dessas estruturas, assim como das árvores, em ocasião de ventos intensos ou incidência de raios", indicou.

"Para quem reside em edifícios altos, deve estar atento ao possível estilhaçamento de vidraças; quem reside em moradias ou possuem garagens com cobertura de telhas de fibrocimento, também deve ter atenção, pois é comum a ocorrência de retirada dessas telhas pela força do vento, por esse material ter um peso próprio mais leve, sendo facilmente arremessadas diante dessas condições", complementou.

O secretário enfatiza, ainda, que em qualquer situação que ofereça algum tipo de risco, a população deve acionar a Defesa Civil através do número 199, pois "já estaremos com equipes de prontidão nas ruas para atender a ocorrência no menor tempo de resposta possível", informa.

Segue em vigor o alerta de chuva emitido na tarde da terça-feira, 24, através do serviço de alerta por SMS 40199. A mensagem foi encaminhada, de forma antecipada, aos mais de 52 mil números telefônicos cadastrados na capital. As equipes permanecem em atenção e monitoramento, preparadas para atender à população, frente aos possíveis impactos que possam ser provocados pela chuva ou pelos ventos fortes.

Fonte e foto:  Defesa Civil de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário